quinta-feira, 26 de julho de 2007

Caos aéreo


Agora que a classe média vai ter de começar a viajar de ônibus, vocês vão começar a conhecer os esqueletos desse armário. Para começar, não existe liberdade de mercado. As empresas operam em "pool". Por exemplo, se você quiser ir do Rio para Belo Horizonte, só pode viajar pela empresa Cometa. Então, a Cometa faz com você o que ela quiser. Não existe concorrência, não existem ofertas.

Grande detalhe: as empresas de onibus sao ou foram dominadas por empresas aereas. VASP é do canhedo que ainda é um grande frotista de onibus. GOL é da familia constantino, isto é, maior empresa viaria do pais. webjet era da familia barata do rio, maior empresa estadual de onibus. como a viaçao a aviaçao é concessao do governo federal!!! em tempo: a Cometa era do Joao Havelange foi dada de presente a concessao em virtude da copa de 70!!!

Este é o grande problema no Brasil! Onde estão as ferrovias? O Brasil deveria ser cortado de Norte à Sul por ferrovias, não rodovias. Interesses políticos têm participação nisso! A Europa é cortada por ferrovias, no Brasil vc é OBRIGADO a viajar como os interesses políticos bem entendem!

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Espirito de porco


As vezes observo em volta, leio as manchetes de jornais, e me pergunto por que há tanto espírito-de-porco nesse mundo? Não importa o tamanho nem a gravidade da catástrofe, sempre haverá gente de mau caráter alerta para tirar proveito da situação, desprezando o sofrimento humano e se aproveitando da boa fé das pessoas e do momento vulnerável por que passam os incautos. Não importa discussões ideológicas, consciência, sentimento ético ou religião, é só pintar uma maneira de se dar bem e vamos sempre encontrar corruptos, ladrões, gente mesquinha e ambiciosa, querendo se dar bem em cima do seu semelhante. Corrupção no congresso, desvio de milhões de verbas num país assolado pela fome e miséria, hackers querendo invadir seu micro pra te roubar, espertalhões querendo aplicar golpes, estorquir dinheiro...


E esse tipo de gente é o que mais tem por aí.. em todos os níveis.. de assassinos a grande empresários, de religiosos a grandes políticos, é comportamental, não existe um consenso a respeito, engloba vários níveis do comportamento humano, são elementos "amorais" que não se prendem a regras da sociedade, são frios emocionalmente, e o fato de prejudicar outra pessoa não representa nada em termos de consciência moral, ser um delinquente desses não é necessariamente o mesmo que ser um criminoso, você pode estar teclando com um e nem saber de fato, uma das características é a capacidade de manipulação, um estelionatário ou político pode ser classificado como um psicopata também.


Para a sociedade que vivemos hoje, dinheiro é sinônimo de poder e muitas vezes o instinto de passar os outros para trás e se sobressair derruba qualquer princípio moral, qualquer regra. E como regras são necessárias paa se viver em sociedade, esses indivíduos deveriam ser presos ou descartados.


Analisando de uma forma mais profunda, devemos lembrar que o instinto animal (por extensão o humano) é egoísta e destruidor. A educação em todos seus aspectos (religioso, moral, sexual..) são tentativas de freá-lo. Mesmo assim os homens "pecam", cometem atos ilícitos e traem tudo aquilo em que foram moldados a acreditar.. no bom senso comum, na sua própria consciência... mas aí voltamos a pergunta inicial, por que somos maus? é o diabinho que nos apresenta a tentação ou porque muitas vezes o id ganha no superego na briga instinto x razão? Se formos pelo lado científico, podemos usar a teoria de Darwin onde mostra que todos os seres vivos se moldaram ao longo dos anos. Com certeza o mundo que se formou de uns 2 mil anos pra cá, é diferente daquele que o homem viveu por quase 1 milhão de anos. Me parece bem evidente que a natureza tenha selecionado os mais egoístas, os mais fortes e ousados... será que somos descendentes dos vitoriosos do passado e carregamos seus genes, e por isso a dificuldade de adaptá-los às regras da sociedade?


Além desse instinto de sobrevivencia que norteia as ações desses exemplares da espécie humana que apreciam puxar o tapete dos seus semelhantes, ignorando o sofrimento alheio, há que se considerar que, sobretudo os mais jovens, tendem, por fragilidade moral ou psicologica, a seguir o exemplo daqueles que se tornaram bem sucedidos enfiando a mão na grana alheia. A mídia exibe diariamente casos de politicos e empresarios corruptos que se enriquecem ilícitamente com o dinheiro público, sem contar que a propria midia, com alguma frequencia, recorre ao tesouro nacional, de maneira irregular, sempre com o beneplácito dos governantes em busca de bons ibopes.


Bom, como o assunto é bastante polêmico, se você tiver alguma sugestão para fazer diminuir gradualmente ao longo do tempo a taxa de crescimento de gente abjeta e de mau caráter, por gentileza, tería o enorme prazer em conhecer suas idéias.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Refazendo


Quando a união de um casal começa a dar sinais de desgaste, ou quando a relação não atende a necessidade nem de um de outro, é natural que as partes peçam um tempo para discutir e refletir sobre a relação. Creio que seja mesmo necessário recorrer a este saudável expediente, depois do qual o casal já não será o mesmo. Certamente ambos crescerão e/ou sairão fortalecidos pelo sofrimento, que tem o poder curador e gerador de novas descobertas. Pior seria seguir mantendo as aparências, adiando decisões, em meio às naturais agressões causadas pelos ressentimentos mútuos, ou então deixar pra sofrer muito mais depois que o tempo tiver passado...A acomodação costuma levar à inercia, mergulhando as pessoas numa possível solidão a dois, a pior delas.


É preciso ressaltar que o amor cobra abertamente de todos. É egoísta muitas vezes. Nós somos egoístas... e muitas vezes o amor tb é... A amizade é mais complacente e tolerante, já o amor não é... e não adianta tentarmos utilizar frases feitas que o amor é isso ou aquilo... E é por isso que o momento mais delicado são as decisões a serem tomadas, sejam elas qual forem, pois o certo seria prevalecer a amizade entre os dois, mas o resentimento sempre fica e fazer o quÊ? E assim, o sentimento que um dia os uniu poderá renascer mais forte e belo como nunca, ou acabar pra sempre com uma bela amizade...


E a paz não é algo pronto, acabado, estático....Há que se entender de dor para se conhecer a paz.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Clichês


Então ela(e) não ligou e você estava a fim dela(e)???? Bom, pra começar você não é nada original e nem seus problemas são. Tudo é um rodízio. Você se interessa por alguém que não se interessará por você e alguém se interessará por você que não se interessará por alguém (lembrei do poema "Quadrilha"). Bom, mas ela(e) não ligou. O que fazer?


1) Você pode ter o velho pensamento: "Quem perde é ela(e)? Afinal de contas, eu sou ótimo. Que idiota é essa(e) que nem me deu bola?? * Bom, essa hipótese é uma auto afirmação fajuta, não engana ninguém. A realidade é que seu ego foi ferido e você está se sentindo um lixo por isso. Tentar camuflar é fazer a si próprio de trouxa. Aceite que nem todo mundo que você quer, tem que ficar "afim" de você..


2) Você pode ficar mal por algumas horas, alguns dias ou se matar. (A última opção não vale a pena, já que você vai passar por isso várias vezes na sua vida ............mas tá bom, pelo menos cogite a possibilidade oras..rsrs) * Bom, mas você não vai se matar, não vai porque sempre vai ter a esperança de que um dia vai dar certo e você vai encontrar a tampa da sua panela.


Caminho árduo, diga-se de passagem. Bom, o fato é que paira uma imensa preguiça da repetição que é essa vida amorosa...... Preguiça de conhecer as pessoas e de se interessar por elas e vice-versa. Viver momentos ótimos que podem acabar de uma hora pra outra por um motivo que você ou ele nunca compreenderão. Passarão pelo estágio do sofrimento, da raiva até ficarem bem e entrarem no rodízio de novo.


Sabe, tem horas que estar na frente do computador, no meu quarto fazendo as minhas coisas e sozinho com meus pensamentos é tão mais........ seguro.


O q vcs acham??????

sábado, 7 de julho de 2007


Organizando minhas idéias...

Uma das coisas boas de se ter este espaço, é que posso usá-lo como uma terapia onde posso reletir sobre minha vida, minhas idéias e sentimentos.E uma das coisas que estive pensando foi sobre minha postura com relação a Deus e religião e tb sobre por que eu não consigo me abrir direito para as pessoas...

A primeira, sobre a religião é que desde a minha adolescência eu me debato com a questão da religião e fé, já frequentei algumas religiões mas sempre me desentendi com elas, pelo simples fato de que a maioria delas me ensinavam a ser "temente a Deus", que eu não podia contrariá-lo, ter raiva dele e nem reclamar de nada. Isso quando não era cogitada a sua futura morada no inferno após a sua morte.

Ser "temente a Deus" sempre me incomodou bastante. Não conseguia aceitar essa idéia. Como alguém com bondade infinita poderia ser temido? E se ele castigava, que espécie de tirano é Deus? Por isso, apesar de tentar aproveitar das religiões que conheci tudo o que ao meu ver segue um raciocínio lógico e possui alguma mensagem que coincide com os fundamentos em que acredito, a conclusão é que eu ainda preciso acreditar em Deus, mas eu acredito ao meu modo. MAs mesmo assim, não espero por sua ajuda, tento não confiar simplesmente nele.. como de fato não conto muito com ninguém além de mim mesmo.

Outra coisa que descobri e que eu não conseguia confiar totalmente em alguém, que aliás, contar com ajuda de alguém pra mim era muito difícil. Eu aceito a ajuda, mas nunca totalmente seguro que ela virá. E a conclusão que eu cheguei foi que eu adotei essa postura quando toda vez que eu precisava de ajuda, antes de ela vir eu era extremamente repreendido e até mesmo castigado. Logo, preferi passar a não pedir ajuda do que passar por todo o tormento até que ela viesse. Isso acontecia na família mesmo.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Tecnologia & Blogs


Tenho observado como a tecnologia vem mudando o cenário da nossa sociedade, o comportamento ds pessoas e a comunicação entre elas. Primeiro o computador pessoal substituindo a maquina de datilografia (objeto arqueológico hoje em dia, calculadora, etc.. depois os arquivos mp3 revolucionando o mundo da música, ainda me lembro da dificuldade q era pra conseguir aquele ultimo lançamento, os custos, aquele disco raro....mas isso eh coisa do passado, a facilidade de vc baixar na rede a musica de sucesso do momento, ou aquele disco que era raro ha uns poucos anos atras eh muito facil... depois a internet, como meio de comunicação de massa, globalizando e dando acesso multimidia a quem tivesse uma conexão. Vieram os jogos on-line, papos on-line... tudo on-line... depois a industria de filmes começou a se ressentir com a mudança, pois saindo do meio magnético e indo pro mundo digital, tudo fica muito mais fácil de se copiar, e a pirataria está comento solta...hoje, podemos até assistir um filme antes mesmo dele sair na rede de cinema.


Agora muito recentemente, a telefonia se vê a frente de uma grande revolução trazida pelos programas de comunicação de voz via IP, com skype e outros não tão cotados. Isso vai ser um boom nas telecomunicações, imagina vc poder falar com alguem em qualquer parte do mundo, pagando uma ligação local de internet... e óbvio pelo que tenho lido por aí, elas já estão se preparando para esta revolução...


E quanto aos blogs? que tipo de revolução isso pode trazer? acho que é uma nova forma de arte.... que vai revolucionar a forma de arte escrita... Não dá pra se falar em literatura contemporânea mais recente, sem abordar ou citar o universo dos blogs. Sim, galera... não devemos menosprezar essa forma de comunicação... Jovens autores, aspirantes, jornalistas e toda sorte de "gente que escreve" usam e abusam desta que é a ferramenta de publicação mais popular da grande rede. É certo que existem hoje teorias diversas para todos os gostos e tamanhos tentando entender o casamento entre literatura e internet, os rumos que tudo isso vai tomar e coisa e tal. Mas uma coisa eh certa... ela veio pra ficar, e quer queiram os críticos de plantão ou não... também eh uma forma de arte!


Bom galera, vo ficando por aqui, e deixando o papo para a reflexão de vcs...


bjs e abraços se cuidem

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Me dê apenas ouvidos...


Eu ando precisando falar, falar e falar com alguém. Contar tudo o que tenho feito e tenho gostado e o que não tenho feito e não tenho gostado e vice- versa. Não me orgulho de tudo o que faço. Mas me arrependo da maioria das coisas que não faço.


Não menosprezando meus amigos, muito longe disso. Mas eu estou querendo mesmo é conversar com alguém que vai só me ouvir. Adoro conversar com amigos, mas geralmente (e isso é completamente normal) todo mundo pega a situação e olha pelo próprio lado. É o que eu faria ou já aconteceu algo parecido comigo ou eu acho que você deveria fazer isso porque a minha experiência é assim. Na boa, eu não quero ouvir o que as pessoas fariam ou não fariam na minha situação. Quero é ser ouvido e apenas isso. Afinal, não estou a procura de julgamentos.. mas de um ouvido paciente, que queira escutar as minhas frustrações!!!


É isso que vou buscar agora, aquele auto conhecimento que todos buscam. Busca essa, que já virou um clichê do mundo moderno. Mas nossa, ela é totalmente necessária. Tenho passado por situações que eu acho que se eu me conhecesse mais eu saberia lidar com elas muito melhor. Ou não me arrependeria tanto. Porque eu me arrependo, sou humano, erro e me arrependo sim. Só não fico remoendo o arrependimento. Pois a vida segue.... e não melhor ou pior que ninguém.. sou apenas eu com meus problemas, fraquezas e incertezas...


Vou dar um jeito nisso. Vou usar este espaço. Inauguro agora a era do auto conhecimento.


bjs e abraços