terça-feira, 27 de maio de 2008

Roma II
















Passeando por Roma, tive a oportunidade de visitar algumas praças famosas: Piazza Venezia , fica no centro de Roma e tem a forma retangular com um jardim central, defronte ao monumento a Vittorio Emanuele II, e para onde vão alguas das ruas mais importantes de Roma, tais como a Via del Corso, Via Quattro Novembre, Via del Plebiscito, Corso Vittorio Emanuele e a Via del Fori Imperiali, onde ficam as antigas ruínas do Foro Romano e do Coliseu. É considerada o ponto zero da cidade. Na praça também fica o Museo di Palazzo Venezia, uma das primeiras construções renascentistas de Roma, antiga residência oficial de Mussolini, com exposição de peças em bronze, porcelana, tapeçaria, pinturas e esculturas em mármore e marfim.

Piazza Navona , onde era antigamente ficava o Stadio di Domiziano, uma das praças mais importantes de Roma é um centro de peregrinação de turistas. A praça é rodeada por restaurantes e cafés, e no seu centro fica a mais imponente das fontes, a Fontana dei Fiumi. As 4 estátuas que cercam o obelisco representam os rios Ganges (Ásia), Nilo (África), Danúbio (Europa) e o Rio da Prata (América). No lado sul da praça fica a Fontana del Moro e do lado oposto a Fontana del Nettuno, esta última, projeto de Della Porta e realização parcial de Bernini.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Roma I




































































Todos os caminhos levam a Roma, o difícil é atravessar estes caminhos, afinal, o trânsito em Roma é caótico, saímos de carro e como vimos que demoraríamos uma eternidade para chegar, resolvemos voltar ao hotel, e pegar um ônibus, ir para estação de trem, e de lá partir para Roma, mais precisamente : o Vaticano. Só que antes, demos uma paradinha na Praça do Povo, ou em italiano Piazza del Popolo, situada na confluência das Vias di Ripetta, del Corso e del Babuino, foi construída no início do século 19. Na entrada da praça há duas igrejas iguais, a S. Maria di Montesanto e a S. Maria dei Miracoli, construídas no século. 17. A praça tem a forma de dois semi-círculos que a ligam ao Pincio, uma das sete colinas de Roma. Bem no centro da praça fica o Obelisco Flaminio, obra trazida do Egito por ordem de Augusto, onde foi construída entre 1323-1200 a.C. A praça termina na Porta del Popolo, ou Porta Flaminia. Foi reconstruída em 1561 sobre projeto de Michelangelo e de Vignola. À direita, completa o conjunto a Chiesa de Santa Maria del Popolo, com afrescos de Pinturicchio e pinturas de Caravaggio e em seu interior está a Cappella Chigi. As fotos dizem tudo......

terça-feira, 20 de maio de 2008

Minutos de sabedoria de... Bill Gates


Recebi este texto de uma entrevista do Bill Gates e achei muito oportuno para um momento de reflexão acompanhado de cerveja e fritas. O que as escolas não ensinam? Para qualquer pessoa, com filhos de qualquer idade, ou qualquer pessoa que ja foi criança, aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu em uma conferência em uma escola secundária, sobre coisas que os estudantes não aprenderiam na escola, pois elas não ensinam ou passam uma visão irreal sobre determinadas coisas. Ela fala sobre como a política do bem estar ou sentir-se bem tem criado uma geração de crianças e jovens sem o real conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola. Essa é para qualquer pessoa com filhos de qualquer idade ou qualquer pessoa que já foi criança.

Pelo que soube, ele foi convidado para dar uma palestra em uma escola secundária, e lá chegando de helicóptero, não levou mais do que 10 minutos para proferir os seguintes minutos de sabedoria:

Manda lá Tio Bill Gates:

Regra 1 : A vida não é fácil, acostume-se com isso.

Regra 2 : O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de você sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3 : Você não ganhará US$ 40.000 por ano assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4 : Se você acha seu professor rude e chato, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você em nenhuma circunstância. Você será cobrado o tempo todo.

Regra 5 : Fritar hambúrgueres, cortar grama ou lavar carros não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

Regra 6 : Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7 : Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como são agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, levar você à escola, lavar suas roupas, fazer comida para você e ter que ouvir você falar o quanto você é legal. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto, lavar seus talheres e ser mais amável com sua mãe.

Regra 8 : Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores por imposição da Associação de Pais, Alunos e Mestres, a vida não é assim, ela sempre fará esta distinção. Em algumas escolas não se repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece absolutamente em nada com a vida real.

Regra 9 : a vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10: Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou o clube e ir trabalhar.

Regra 11: Seja legal com seus nerds (os famosos CDFs). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

Não é à toa que ele é um dos homens mais bem sucedidos e ricos do mundo.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Florença II

DSCN1709 DSCN1668

 

Passeando pelas ruas de Florença, a cada esquina você pode se deparar com uma obra de arte, com uma igreja secular, com um requintado restaurante, com arquitetura antiga, com artistas vestidos com roupas da idade média anunciando algum espetáculo teatral, ou mesmo artistas cantando ópera, ou até músicos se apresentando com seus “estranhos”instrumentos.

Florença foi tudo de bom, cheguei a pensar nela, como uma cidade em que eu gostaria de morar... aliás, é um lugar em que eu gostaria de voltar e aproveitar mais... 1 dia foi pouco, acredito que 2 dias seria o ideal, para poder apreciar com mais calma todas as maravilhas desta cidade secular.

Há quem diga que Florença é uma cidade com tantos trabalhos de arte, deixados por tantos gênios da arquitetura, pintura e escultura, que é impossível conhecê-la e não chorar de emoção. Exageros à parte, o certo é que em poucos lugares do mundo estão reunidas tantas obras, trabalhos, esculturas, pinturas, afrescos, executadas por alguns dos maiores gênios que a humanidade já conheceu. Por um capricho dos céus, diversos deles passaram por esta cidade, durante um mesmo período da história, e nos deixaram um legado imortal, um exemplo do melhor que a humanidade pode produzir. Algo que em nossos dias, mais do que nunca, deve servir de exemplo e inspiração a um mundo tão conturbado

DSCN1674 DSCN1723

100_0997 DSCN1675

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Florença I

















































Quantas emoções esta viagem me reservou, e passar por Florença, foi algo indescritível. Só para lembrar, Florença, capital de Toscana, foi o berço da cidade que a História costuma chamar de Renascimento, onde as artes em todas suas vertentes tiveram seu maior apogeu, onde figuras como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Dante ALighieri, Giotto ou seja, parecia que eu estava voltando a idade média.

Como toda cidade antiga da Itália, suas ruas e becos estreitos só comportam as famosas “lambretas”que tantos os italianos adoram.

Percorrer lugares onde literalmente floresceu o melhor da literatura, da música, da escultura, da musica, é compreender um pouco da nossa história, é perceber o quanto a humanidade percorreu nestes milhares de anos. É vivenciar na riqueza de detalhes das construções, o perfeccionismo que havia naquela época, a busca pelo “belo”, pelos detalhes que só olhos curiosos e apurados reparariam, mas que no todo, representam a qualidade, a paciência, a cultura e a riqueza que o povo da época buscava mostrar através de sua arte. E a cada esquina, destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Suiça... St Moritz & Lugano






















Fim de tarde, resolvemos dar um pulo logo ali, na Suíça, e conhecermos um pouco das famosas e caras cidades que fazem fronteira com a Itália. St Moritz, 1850 m do nivel do mar, a mais famosa, é lugar onde os ricos e famosos vêm passar as férias, para descansar, para esquiar, curtir os caros e luxuosos restaurantes e lojas. Bem cosmopolita, a língua oficial é o Alemão. Tanto que passamos, mas não paramos, pois o custo era realmente proibitivo. Como não paramos, pouco vimos, me parece que a cidade é mais atrativa durante odia, onde se pode apreciar as belas montanhas e lagos que fazem parte do cenário dessa pequena, rica e bela vila. O "clima seco e estimulante do champanhe" é lendário. O famoso sol de St. Moritz brilha em média 322 dias por ano (recorde na Suíça).

Lugano foi outra noite, onde pudemos chegar um pouco mais cedo e apreciar a cidade ainda a luz do dia. Na viagem até lá, passamos pelo famoso lago de COMO, aliás... que lago... enooorme.... rodeado de montanhas, é de tirar o fôlego! Diferente de St Moritz, Lugano é uma cidade maior...digamos.. uma cidade de verdade... com comércio, shoppings... muita gente na rua ..porém, estava chovendo muito, e a noite todos sumiram das ruas. Limpa, organizada, tranqüila, com muitos bancos, afinal estávamos na Suíça rsrs, tive a impressão que se trata também de uma cidade de “fim de semana”...