domingo, 29 de junho de 2008

Os Beatles nas manchetes...


Produtora encontra filmes inéditos com Beatles


A produtora britânica Arthouse anunciou ter descoberto mais de 15 minutos de imagens inéditas dos Beatles em 1967. As imagens filmadas em Newquay e Plymouth (sudoeste da Grã-Bretanha) serão lançadas nos próximos meses no documentário chamado Beatles Magical Mystery Tour Memories. No verão europeu de 1967, o ônibus amarelo usado pelos Beatles no filme Magical Mystery Tour chegou à época cidade de Plymouth. A qualidade das imagens não é das melhores, já que foram feitas por famílias que passavam férias no balneário. Mas isso não afeta o valor que o filme tem. Imagens dos quatro Beatles assim, juntos, praticamente vivendo momentos de lazer são extremamente raras. Elas são vendidas por milhares de dólares e para colecionadores valem mais que ouro. Há várias imagens também dos quatro Beatles na cidade de Newquay, na Cornualha. As imagens também foram produzidas por cinegrafistas amadores.


Beatles podem ter jogo no estilo do Guitar Hero


Os fãs dos Beatles poderão ganhar um jogo temático da banda inglesa, no estilo do consagrado Guitar Hero. Representantes do grupo estão em negociações com a Activision (criadora do Guitar Hero) e com a MTV Games (responsável pelo Rock Band), segundo reportagem publicada no Financial Times, nesta segunda-feira. O jornal afirma que um acordo final valeria milhões de dólares e pode ser fechado em algumas semanas. Qualquer decisão deverá ter o aval da Apple Corps, empresa que cuida dos interesses comerciais da banda, e da EMI, dona dos masters das músicas. Se o acordo sair, pode representar um grande passo na direção do licenciamento digital da obra da banda, que ainda não está na loja virtual do iTunes, por exemplo, como informa a matéria. Entre os executivos da Apple Corps estão Paul McCartney, Ringo Starr, Olivia Harrison e Yoko Ono. Segundo o jornal, as vendas do Guitar Hero já se aproximam de 20 milhões de unidades, enquanto o Rock Band, lançado pela Electronic Arts em parceria com a MTV em novembro passado, já chegou a 3 milhões de cópias vendidas.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Roma V














Dizem que abril é um dos melhores meses para uma visita a Roma. É primavera, média temporada, as diárias dos hotéis são mais baixas, não faz tanto frio e também não faz aquele calor “derrete-turista”. A cidade fica menos lotada de turistas (sem bem que Roma com pouco turista é improvável, em qualquer época). Claro que ultimamente não se pode confiar tanto no clima e na regularidade das Estações do Ano. Mas mesmo não sendo alta temporada, uma caminhada pelas zonas turísticas equivale a uma prova de obstáculos sobre turistas.

Turistas de toda parte do mundo... alemães, americanos ,franceses, brasileiros (muitos!!), japoneses... aliás japonês turista, sempre é endinheirado, e compra muito, especialmente na Gucci, Armani, Salvatore Ferragamo, Dior, etc.

O que mais se vê são guias com bandeirinhas de todos os tipos encabeçando uma fila de turistas. Aliás, é curioso e interessante observar o que cada guia faz para se diferenciar dos demais e ser visto por seu grupo: usam guarda-chuvas, bandeirinhas, lenços amarrados em bengalas ou varetas, microfones e alto-falantes portáteis presos à cintura (como uma pochete), cartazes, apitos.... como eles devem faturar com turismo, aliás... ficava me perguntando como pode nosso país ser tão incompetente nesta área.

Um lugar legal pra se fazer compras básicas é a estação Termini . É um bom lugar, porque Roma não é uma cidade assim tão bem servida de mercados nas zonas turisticas. E por sinal, uma dificuldade para se encontrar um banhqieo público!!! Nem os restaurantes e botecos deixam entrar sem você consumir algo.

Outra coisa que reparei é como os italianos são elegantes ao se vestirem. Você primeiro percebe, logo depois admira as romanas e romanos desfilando muito bem vestidos pelas ruas da cidade. Mas não é apenas no vestuário que eles se excedem: no mundo da moda o Vitrinismo em Roma impressiona, atrai e captura o nosso olhar. Salvatore Ferragamo, Dolce & Gabbana, Moschino, Fendi, Versace, Bulgari, Bruno Maglia, Giorgio Armani, Gianfranco Ferré, Hermés, Gucci, Beltrami, além das não italianas Louis Vuitton, entre outras mil e uma das mais caras e sofisticadas do mundo da alta-costura você vê em belíssimas vitrines.

Mas não é só de moda que vivem as vitrines de roma, vinhos, decoração, antiguidades e até veículos fazem a festa dos consumidores.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Roma IV










Meu primeiro dia em Roma, foi dedicado a visitar o Vaticano, basílica de São Pedro, mas antes passamos pelo Castelo Sant'Angelo , perto do Vaticano, construído pelo imperador Adriano (117-138 d.C.), serviu como fortaleza papal, prisão e palácio. É um complexo com o museu de armas e artilharias e apartamentos dos papas. Do seu topo deve-se tem uma bela e privilegiaa vista da cidade e do Vaticano, mas infelizmente não tivemos tempo de ir lá em cima.
Por outro lado, no Vaticano, na verdade é quarteirão cercado de Roma por todos os lados, cujo “soberano” é o papa, e como diz história, foi fundado 1929, com o Tratado de Laterano, ano em que a Itália reconheceu o país. A região é denominada Ager Vaticanus e perto do Rio Tibre, lugar onde foram martirizados os principais cristãos, entre os quais o próprio São Pedro, que foi crucificado de cabeça para baixo por não se achar digno de sofrer a mesma morte de Cristo. Para chegar, fomos pelo Metrô Otaviano/San Pietro mas também pode-se chegar pelo ônibus 46.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Roma III









Dentre tantos chafariz que tive a oportunidade de ver, Fontana de Trevi , a mais emblemática da cidade, que representa a “Dolce Vita”, é um local constantemente repleto de turistas, tornando difícil até andar ou tirar fotos. Sua estátua no centro representa o Oceano sobre uma concha. Na parte inferior, os turistas atiram uma moeda cujo significado é pedir para voltar a Roma e realizar mais um desejo. Celebrada no cinema por Fellini, La Dolce Vita (1960), na qual a atriz Anita Ekberg entrava, vestida, em suas águas azuis.

Passamos também pela Via Vittorio Veneto , uma das ruas mais famosas de Roma, liga a Vila Borghese à Piazza Benini e termina na Piazza Barberini. É uma das ruas mais bonitas de Roma, elegante e sofisticada, lojas caríssimas, famosas, larga, com bonitos prédios e onde fica o Hard Rock Café.