Dizem que abril é um dos melhores meses para uma visita a Roma. É primavera, média temporada, as diárias dos hotéis são mais baixas, não faz tanto frio e também não faz aquele calor “derrete-turista”. A cidade fica menos lotada de turistas (sem bem que Roma com pouco turista é improvável, em qualquer época). Claro que ultimamente não se pode confiar tanto no clima e na regularidade das Estações do Ano. Mas mesmo não sendo alta temporada, uma caminhada pelas zonas turísticas equivale a uma prova de obstáculos sobre turistas.
Turistas de toda parte do mundo... alemães, americanos ,franceses, brasileiros (muitos!!), japoneses... aliás japonês turista, sempre é endinheirado, e compra muito, especialmente na Gucci, Armani, Salvatore Ferragamo, Dior, etc.
O que mais se vê são guias com bandeirinhas de todos os tipos encabeçando uma fila de turistas. Aliás, é curioso e interessante observar o que cada guia faz para se diferenciar dos demais e ser visto por seu grupo: usam guarda-chuvas, bandeirinhas, lenços amarrados em bengalas ou varetas, microfones e alto-falantes portáteis presos à cintura (como uma pochete), cartazes, apitos.... como eles devem faturar com turismo, aliás... ficava me perguntando como pode nosso país ser tão incompetente nesta área.
Um lugar legal pra se fazer compras básicas é a estação Termini . É um bom lugar, porque Roma não é uma cidade assim tão bem servida de mercados nas zonas turisticas. E por sinal, uma dificuldade para se encontrar um banhqieo público!!! Nem os restaurantes e botecos deixam entrar sem você consumir algo.
Outra coisa que reparei é como os italianos são elegantes ao se vestirem. Você primeiro percebe, logo depois admira as romanas e romanos desfilando muito bem vestidos pelas ruas da cidade. Mas não é apenas no vestuário que eles se excedem: no mundo da moda o Vitrinismo em Roma impressiona, atrai e captura o nosso olhar. Salvatore Ferragamo, Dolce & Gabbana, Moschino, Fendi, Versace, Bulgari, Bruno Maglia, Giorgio Armani, Gianfranco Ferré, Hermés, Gucci, Beltrami, além das não italianas Louis Vuitton, entre outras mil e uma das mais caras e sofisticadas do mundo da alta-costura você vê em belíssimas vitrines.
Mas não é só de moda que vivem as vitrines de roma, vinhos, decoração, antiguidades e até veículos fazem a festa dos consumidores.
Mas não é só de moda que vivem as vitrines de roma, vinhos, decoração, antiguidades e até veículos fazem a festa dos consumidores.
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