Está na hora de os países emergentes e pobres tornarem-se independentes. Possuem mercado, matéria-prima, industria , energia, agricultura etc... Por que ficarem presos aos falidos (EUA, Japão e Europa)? Substituir o dólar (contaminado pela crise) não exige nenhuma engenharia econômica muito complexa. E decisão política. O G20, sob a liderenca do Brasil, de Lula, tem autoridade e competência moral e ética para equacionar essa questão O momento é este.
Como dizem os entendidos, a crise gera oportunidades. No caso da Embraer (e de muitas outras empresas), chegou o momento de se repensar o planejamento, pois viver de exportar aviões vai ser muito difícil nos proximos anos. E vender para o mercado interno não creio que seja muito mais fácil. Portanto, deveria ser iniciado, com urgência, um processo de adaptação de parte do parque fabril para outras finalidades industriais, de modo a reter o pessoal qualificado e reduzir a ociosidade das máquinas e equipamentos. Diversificar para sobreviver!!!
Já que o posto de Rainha da Bateria tornou-se relevante, sugiro à Liesa que passe a ser quesito na apuração. Assim, as escolas de samba escolheriam aquelas que realmente sabem sambar e não as que estão ali para promoção pessoal.
Seria interessante verificar o resultado de um processo no qual as comunidades e seus patrocinadores reservassem, durante somente um período do carnaval, 10% do entusiasmo , amor, da paixão e da dedicação mostrado nas escolas de samba, para recuperação, por ex, de escolas, hospitais, preenchendo lacunas que deveriam ser de responsabilidade dos nossos falidos poderes públicos. Talvez todos nós nos surpeendessemos.
Assisti flashes do carnaval no Rio, e era extraordinário como o prefeito Eduardo Paes trocava de camisa, exibindo a da escola de samba que iria passar! Para quem trocou tanto de parido, não deve ter sido difícil...
Nenhum comentário:
Postar um comentário