Depois de longos meses de estudo consegui passar em setembro na prova de certificação para Gerente de Projetos do PMI - Project Management Institute.
Pra começar, em minha opinião o Livro da Rita é indispensável para aumentar suas chances!
Ser disciplinado é primordial e inegociável. Esteja ciente que durante seus estudos você deverá se concentrar ao máximo, sem interrupções de preferência. Se você tiver um lugar reservado FORA de casa ou trabalho, é melhor.
Eu li o livro da Rita duas vezes, calma, isso não é exagero! Eu tinha lido a primeira vez em doses homeopáticas, só para me habituar e tentar resolver os exercícios ao longo dos capítulos. Durante a primeira leitura eu fui marcando tudo que não compreendi muito bem. A segunda leitura foi mais rápida e mais focada nos pontos de atenção. Porém nessa segunda leitura eu estava disposto a passar quanto tempo fosse necessário em cada parágrafo para compreender as coisas corretamente.
O livro da Rita mostra as entradas, saídas e ferramentas/técnicas na forma de texto corrido, às vezes pode ser um pouco mais complicado para você associar algumas coisas, acho que vale a pena deixar o PMBOK na página do processo que estiver lendo no livro da Rita somente para ver as entradas, saídas e ferramentas/técnicas na forma de tópicos.
DICAS:
1 - O simulado da Rita tem o perfil muito parecido com o da prova e ajuda muito a se preparar para o embate com o tempo, mas sem querer assustar, não subestime a prova, pois possui questões mais difíceis.
2 - Procure questões mais complexas do que apresentadas no livro e no simulado sobre diagrama de rede e valor agregado, não sei se foi "sorte minha", mas acostumado a fazer exercícios com DR com 1 caminho crítico só, tive que me deparar com DRs com mais de 1 caminho crítico o que provocou uam certa confusão na minha mente cansada, mesma situação ocorreu com as de valor agregado.
3 - Esta prova além de testar seus conhecimentos, testa também sua capacidade de concentração e equilíbrio, visto que o tempo acaba se tornando um grande desafio.
4 - Aliás, monitore o mínimo possível o tempo, eu apliquei a seguinte estratégia: a cada 25 questões eu verificava se tinha passado meia hora.
5 - Aqui vai um fato inusitado: no dia do exame me abstive de olhar qualquer material de treinamento, só pensava em relaxar e descansar para enfrentar as 4 horas de teste. Na Prometrics, enquanto aguardava para entrar na sala da prova, percebi um rapaz com o livro da Rita no colo em uma atitude meio que desesperada para tentar assimilar alguma coisa, tomara que isso não tenha prejudicado ele, mas confesso que senti um certo nervosismo da parte dele e não recomendo ninguém a fazer isso.
6 - Impressionante como o tempo é relativo e 4 horas se tornam extremamente rápidas. Apesar de ter certeza de várias questões, algumas com respostas tão parecidas deixaram-me inseguros e ao fim da prova a impressão que tinha era de ter feito uma péssima prova, mas até que não fui mal: Proficiência boa em Iniciação, Planejamento e Encerramento, moderada em Execução e Monitoramento & Controle, o que fez sentido pra mim, pois eram as duas áreas que tive mais dificuldade.
7 - De fato não se preocupe em memorizar certas coisas, com o passar dos estudos todas elas irão fazer sentido pra você, até mesmo as fórmulas!
8 - Cuidado com o Fastrack, pois quanto mais você o faz, maior a probabilidade de caírem questões repetidas que você já sabe a resposta (dica dos instrutores da ProjectLab), as vezes por que memorizou inconscientemente. Exemplo, no meu primeiro Fastrack eu tinha visto 6 questões que eu já tinha visto no final dos capítulos do livro, no segundo Fastrack, eu vi 24 questões repetidas em relação ao primeiro! Muita coisa!!!
9 - Depois de fazer o Fastrack é muito importante que você avalie a razão por ter errado determinadas questões. Na explicação da resposta é exibida a página de referência do PMBOK ou do livro da Rita. Não desperdice essa informação, consulte as determinadas páginas e verifique o que você não entendeu! Acho uma boa criar uma planilha com o ID da questão e o motivo do erro, daí depois você só usa essa planilha para correr atrás das suas lacunas de conhecimento. Possivelmente você irá perceber que errou muitas questões devido à má interpretação e ansiedade de responder logo. Procure manter-se calmo.
10 - Os processos, assim como suas respectivas áreas de conhecimento, grupo, entradas, saída e ferramentas/técnicas devem estar no sangue! Lembre-se mais uma vez procure não decorar, quando você sabe o objetivo de um processo fica fácil deduzir quais são suas possíveis entradas, saídas e ferramentas/técnicas;
11 - O diagrama da Rita também é primordial, não o menospreze de forma alguma!
O ambiente de prova é tranquilo (sem barulho) e dá pra se concentrar bem, porém é tenso (câmeras, detector de metais, espelhos, monitoria etc), então esteja preparado para isso. Você será vigiado durante todo o exame.
Pelo que eu me lembre, isso foram as coisas que julguei importante compartilhar!
Boa prova aos que ainda irão fazer!
E vamos ao próximo desafio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário