Se vc é um otimista inveterado, vai considerar até mesmo o convívio com um pessimista uma oportunidade de crescimento. Afinal, ter que lidar com pessoas que só vêem o lado negativo da situação, e resistir e dar a volta por cima, com certeza vai ser um exercício e tanto. Até porque, é papel do otimista salvar essas pessoas das garras dessa enfermidade.
Mesmo sabendo disso, é claro que mesmo o maior otimista, pode com certeza, pegar vez ou outra o tal do pessimismo, afinal durante o dia oscilamos durante fases otimistas e pessimistas, ou seja nosso nível de otimismo não se mantém estável.
Eu, por exemplo, assim que levanto, tendo para o desânimo, e assim que o dia passa, o otimismo cresce e atinge o seu pico lá pelas 10 horas da manhã. Lá pelas 4hs da tarde, o ânimo baixa para subir novamente no início da noite, o que deve ser mais ou menos o que acontece de uma forma geral.
Mas estes ciclos até que servem para alguma coisa, ou estou sendo otimista demais? Rsrsr até porque, em sua forma branda, o pessimismo pode nos proteger de exageros e impedir que tomemos atitudes precipitadas e insensatas. Surtos de otimismo podem acabar alterando a realidade ao nosso favor.
Sem contar que esta variação pode ocorrer de um dia para o outro, ou seja, um dia o ciclo de otimismo é mais forte do que outro. Já reparou que tem dias que estamos mais vibrantes, e outros sem vontade de levantar da cama, achando que tudo vai dar errado?
Mas quando otimistas, como devemos lidar com os pessimistas? Com muita paciência e é claro bom humor. O papel do otimista é questionar as crenças negativistas do pessimista, dar exemplos ao contrário, com alegria e coragem.
Uma atitude otimista contra o pessimismo de nossos semelhantes pode ser a nossa maior contribuição para a construção de um mundo melhor.
2 comentários:
Engraçado, q às vezes nós estamos bem, com nosso astral lá em cima... ai chega uma pessoa baixo astral q só em chegar perto, arrasa com o nosso dia. O pior é q tem muita gente assim rs
como que vc faz para ouvir musica no blog?
Postar um comentário