As caras turnês das voltas do Police, do Van Halen e do Genesis não conseguiram evitar que a indústria dos grandes shows norte-americana tivesse seu pior ano desde 2004, de acordo com uma publicação especializada.
As 20 principais turnês geraram 996 milhões de dólares, 15,6 por cento a menos do que em 2006, segundo dados preliminares divulgados na sexta-feira pela Pollstar, publicação que cobre a indústria.
Em 2004, o total arrecadado foi 951,1 milhões de dólares, quando Prince e Madonna foram os campeões de bilheteria.
Neste ano, em primeiro lugar ficou o trio The Police, que na sua volta vendeu 131,9 milhões de dólares em ingressos. A banda também tocou no Rio de Janeiro no começo deste mês.
Em segundo lugar, vem a estrela do country Kenny Chesney, com 71,1 milhões de dólares em ingressos vendidos, seguido pelo popstar Justin Timberlake, com 70, 6 milhões de dólares.
A turnê do Police, trio liderado por Sting, ficou em quarto no ranking de todos os tempos da Pollstar, atrás da dos Rolling Stones (162 milhões de dólares), do U2 (139 milhões de dólares), ambas de 2005, e a dos Stones de 2006 (138,5 milhões de dólares).
Gary Bongiovanni, editor da Pollstar, afirmou que as grandes turnês foram bem, particularmente a de Timberlake e a de Josh Groban (43 milhões de dólares).
No entanto, segundo ele, enquanto quatro shows entre os dez mais venderam mais de um milhão de ingressos no ano passado, somente o Police e Chesney ultrapassaram a marca neste ano.
Ele avalia que talvez alguns grandes astros tenham sido um pouco conservadores em relação ao preço dos seus ingressos. Citou que Dave Matthews Band cobrou um preço médio de 49 dólares por ingresso.
Bruce Springsteen, em turnê pela primeira vez com a sua E Street Band em três anos, ficou fora da lista dos dez concertos que mais arrecadaram neste ano. Vendeu 38,2 milhões de dólares em ingressos. No entanto, o preço médio da sua entrada foi 92 dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário