domingo, 16 de março de 2008

Poesias escolhidas a dedo!


"Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava ignorante, a falta. Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio, danço e invento exclamações alegres, porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim."

Carlos Drummond de Andrade


"Se as coisas são inatingíveis, Oras, não é motivo para não querê-las. Que triste os caminhos se não fora a mágica presença das estrelas."

Mário Quintana


"Fiz o que quis e fiz com paixão. Se a paixão estava errada, paciência. Não fiquei vendo a vida passar, sempre acompanhei o desfile."

Mario Lago


"O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade... sei lá de quê!"

Florbela Espanca


"Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis para um rapaz. Com efeito, uma jovem tem ilusões, muita inexperiência, e o sexo é bastante cúmplice do amor, ao passo que uma mulher conhece toda a extensão dos sacrifícios que tem a fazer. Lá onde uma é arrastada pela curiosidade, por seduções estranhas à do amor, a outra obedece a um sentimento consciente. Uma cede, a outra escolhe, dando-se, a mulher experiente parece dar mais do que ela mesma, ao passo que a jovem, ignorante e crédula, nada sabendo, nada pode comparar nem apreciar. Uma nos instrui, nos aconselha. A outra quer tudo aprender. Para uma jovem seja amante, precisa ser muito corrompida, e então é abandonada com horror, enquanto uma mulher possui mil modos de conservar a um tempo seu poder e sua dignidade. A jovem acredita ter dito tudo despindo o vestido; mas uma mulher se esconde sob mil véus, afaga todas as vaidades. Chegando a essa idade, a mulher sabe consolar em mil ocasiões em que a jovem só sabe gemer."

Honoré de Balzac

Um comentário:

Anônimo disse...

poesias lindas e oportunas mil bjs