quarta-feira, 2 de julho de 2008

A nova sensação da comédia americana: Jeff Dunham


Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que nunca fui afeito ao senso de humor americano, prefiro um estilo mais sarcástico, sutil e por que não dizer humor negro do humor inglês por exemplo. Aquelas soap óperas então.. nem me fale, tirando uma ou outra piada, o resto é sem graça pra caramba, e sem originalidade. Mas não foi preciso nenhum pop star, multimilionárias somas de dinheiro, para que um artista revivendo a antiga arte da ventriloquia, fizesse o tremendo sucesso que está fazendo: Jeff Dunham.

Pra quem não sabe ou não se lembra, a ventriloquia é a arte de projetar a voz, sem que se abra a boca ou mova-se os lábios, de maneira que o som pareça vir de outra fonte diferente do falante. Os gregos chamavam esta arte de gastromancia, e estava associada às práticas divinatórias da necromancia, sendo usada para parecer que o espírito do morto estava presente para dar informações de além-túmulo. Durante a Idade Média a prática era associada à feitiçaria.
A partir do século XVI as doutrinas espiritualistas foram se apartando das mágicas e das fugas maravilhosas, que foram se tornando artes voltadas aos espetáculos teatrais e circenses, sem conotações místicas.

Pois bem, esse talentosíssimo ventríloquo, desenvolveu uma técnica perfeita para esta antiga arte cênica, e tem feito os americanos e o mundo rirem, com seus personagens , como Peaunut, Achmed, o terrorista morto e o ranzinza Walter (o meu preferido!! rsrs). Ele chega a fazer até 3 papéis ao mesmo tempo, é impressionante. Pelo que sei, já foram lançado dois DVDs - Arguing my self e Spark of insanity, que podem ser encontrados na internet...visitem o site e conheçam outros personagens, ou busquem no youtube! Recomendadíssimo!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá como eu consigo o DVD das apresentaçõs desse humorista?
achei sensacional!
obrigado.
ilana