sábado, 15 de setembro de 2012

Análise sobre o filme 2001, uma odisséia no espaço (2001, Space Odissey) de Stanley Kubrick



Como amante do tema ficção científica, desenvolvo aqui uma das muitas interpretações que o filme já teve, por ter sido um filme feito de forma genial por um gênio que não quis fazer um filme que fosse de fácil entendimento, pelo contrário, corajosamente deixou aberto à vários questionamentos, fazendo que fosse até odiado por muita gente que não conseguiu entendê-lo e execrou esta obra prima, como tudo aquilo que o ser humano repele apenas por falta de compreensão.

2001, uma odisséia no espaço é um ícone do cinema e dos filmes de ficção científica, e deve ser um dos filmes mais comentados até hoje pelos mistérios que a forma como o filme foi feito deixando várias interpretações sobre as sequencias mitológicas, verdadeiras metáforas para os quais deixaram muita gente sem entender o filme, ou pelo os enigmáticos minutos finais do filme.

O filme inicia bem, a cena clássica inicial é reverenciada por todos, mas ao longo do filme, toda metafísica, técnicas de câmera, sutis detalhes põem a prova até o mais atento espectador e dá um nó na cabeça dos menos preparados nos 10 ou 15 minutos finais.

Por este motivo, resolvi transcrever aqui uma das interpretações que mais parece verossímil, na minha opinião, e que eleva ainda mais a qualidade e importância desta obra para além dos confins da ficção científica.

Vale lembrar que há uma certa discrepância entre a história do livro e a visão que Kubrick quis dar no filme.  Kubrick não seguiu o livro integralmente, ele tinha suas próprias idéias para o roteiro, de novo na minha opinião até melhores do que o autor original.  Mesmo o clássico livro de Arthur C Clarke ter servido de inspiração, ele não seguiu o livro como uma bíblia, e sim criou vertentes, extrapolando a ideia original.

Não vou entrar em detalhes do filme, para ter o mínimo de entendimento desta análise é necessário que tenha visto o filme, que se lembre bem do filme, caso contrário, veja o filme ou dê uma olhada pelo menos nos 15 minutos finais do filme.

A viagem pelo wormhole (buraco de minhoca) leva nosso protagonista a um particularmente ambíguo ambiente, adornado com uma luxuosa mobília, mas mantendo um ambiente frio, clinico demais, que nos causa um, estranhamento, uma incompreensão.  Nesta parte, em resumo, Dave corre através de sua vida, em um fast forward, até que ele morre e renasce na forma de uma Criança, de um feto, que poderemos chamar de StarChild.

Então o que está acontecendo? Pelas imagens parece que existe mais de um filme rodando em circulos tentando confundir o significado do o que está acontecendo nesta jornada de 2 horas e pouco. Na verdade, temos que levar em consideração que estamos falando de um filme de Kubrick, um gênio que através de não usuais movimentos de Câmera, conseguiu dar um nó na cabeça dos mais incautos.

Mas saberemos mais no próximo post......


Nenhum comentário: