segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Chao de Giz - Ze Ramalho


Já que no post anterior falamos de um hoax que rola na internet sobre um suposto fato que deu origem a musica Flor de Liz do Djavan, lembro de outra música que realmente foi inspirada em um momento particular da vida de um artista, nesse caso Ze Ramalho, e a música Chão de Giz. apaixonado por uma mulher casada e mais velha, um jovem de 21 anos tranca-se no seu quarto por três dias consecutivos, sem comer e sem falar com ninguém, acompanhado apenas do violão. Esse é o enredo de uma das letras mais emblemáticas da música nacional.Em 1972, Zé Ramalho compôs Chão de Giz sob o efeito de um amor platônico arrebatador. O compositor, que era garoto de programa, conheceu uma socialite (“fotografias recortadas de jornal...”) casada com um grande empresário paraibano (“é inútil pois existe um grão-vizir...”). Ao deixar o seu pequeno exílio, Zé mostrou a canção ao amigo Alceu Valença e entrou para a história. Seguem alguns trechos:

EU DESÇO DESSA SOLIDÃO

trago as lembranças do meu passado.

ESPALHO COISAS SOBRE UM CHÃO DE GIZ

jogo fora todas as minhas tristes lembranças.

Há meros devaneios tolos a me torturar

SONHOS BOBOS (INFANTIS) AINDA ME ASSUSTAM.

Fotografias recortadas Em jornais de folhas, amiúde.....Eu vou te jogar Num pano de guardar confetes Eu vou te jogar Num pano de guardar confetes

FAÇO A MINHA FESTA COM O QUE DISPONHO SÓ PARA TE HOMENAGEAR.

Disparo balas de canhão, é inútil Pois existe um grão-vizirHá tantas violetas velhas sem um colibri

TENTO NEGAR QUE TE AMO MAS É INÚTIL VENCER A PAIXÃO

Queria usar quem sabe Uma camisa-de-força ou de vênus

TALVEZ EU ENLOUQUEÇA, TALVEZ EU TE POSSUA

Mas não vou gozar de nós

E É PROVÁVEL QUE RIA DE NÓS DOIS.

Apenas um cigarro Nem vou lhe beijar

ACENDO UM CIGARRO NA ILUSÃO DE QUE TE BEIJO

Gastando assim o meu batom

COMO SE ME LIMPASSE DO TEU BATOM.

Agora pego um caminhão na lona

SINTO UMA CARGA PESADA TER QUE PARTIR

Vou a nocaute outra vez

QUASE DESFALEÇO EM ADMITIR QUE PERDI.

Pra sempre fui acorrentado

MINHA PAIXÃO ME PRENDE A TI

No seu calcanhar Meus vinte anos de "boy"

DESDE OS VINTE ANOS ESTIVE AOS SEUS PÉS.

That's over baby! Freud explica

VOCÊ ESTÁ POR CIMA! FREUD EXPLICA.

Não vou me sujar Fumando apenas um cigarro

E O GESTO MAQUINAL SE REPETE.

Nem vou lhe beijar Gastando assim o meu batom

JÁ NEM QUERO ME ILUDIR COM SEU BATOM

Quanto ao pano de confetes Já passou o meu carnaval

PERDI A OPORTUNIDADE DE TE REVERENCIARE

isso explica por que o sexo É assunto popular

APENAS DESEJO TUDO QUE DESEJA QUEM ESTÁ APAIXONADO.

No maiESSA ÚLTIMA EU NÃO SEI SE ESTÁ EM INGLÊS OU SE É APENAS UMA INTERJEIÇÃO COMUM.


Quem quiser ver mais musicas e seus significados, não deixem de acessar http://analisedeletras.com.br/

3 comentários:

braço metalico disse...

pow sempre quiz interpreta a musica chão de giz do Ze mais nunca consegui por isso procurei na internet e achei vcs, achei legal a interpretação e pow achei q fez algum sentido
mas por exemplo acho queteve outros fatos por ele escrever a musica,pois geralmente em suas musicas ele contas coisas que viveu
qnd ele diz por exemplo chão de giz vc num acha q foi uma alusão ao seu envolvimento com a cocaina?

braço metalico disse...

pow de tds as interpretações que li da musica ate agr achei essa uma das melhores, eu msm sempre tentei interpreta-la mais nunca consegui
so q achu q tipooo teve algumas coisas q eu vi de outro md,
porque ze ramalho costuma colocar em suas musicas algo que marco sua vida,acho q nessa musica chão de giz ele fez algumas citações de coisas q aconteceram em sua vida, como por exemplo, espalhar coisas sobre o chão de giz, sempre q eu lia achava q ele fazia uma alusão ao seu tempo q usava cocaina, vcs acham q poderiam ter algo a ve?

Anônimo disse...

Muito boa interpretação.. mas a parte "That's over baby!" significa
"Tudo isso acabou bebe" "Tudo terminou baby"