quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Meditação

Bom dia, pessoal,


Conforme prometido aqui estou para falar da importância da meditação no caminho do auto-conhecimento que eu aprendi lendo alguns livros que um amigo da Colombia me arrumou.
Antes, deixemos o poeta nos inundar de inspiração através dos sábios conselhos da Raposa, extraído do livro O PEQUENO PRÍNCIPE.

"Por favor...cativa-me!disse ela.__Bem quisera,disse o principezinho,mas eu não tenho muito tempo.Tenho amigos a descobrir e muitas coisasa conhecer.__A gente só conhece bem as coisas que cativou,disse a raposa.Os homens não têm mais tempo de conhecer coisaalguma.Compram tudo prontinho nas lojas.Mas como não existem lojas de amigos,os homens não têm maisamigos.Se tu queres um amigo,cativa-me!__Que é preciso fazer?perguntou o principezinho.__É preciso ser paciente,respondeu a raposa.Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim,assim,na relva.Eu te olhareipara o canto do olho e tu não dirás nada.A linguagem é uma fonte de mal-entendidos.Mas,cada dia,te sentarás mais perto...No dia seguinte o principezinho voltou.__Teria sido melhor voltares à mesma hora,disse a raposa.Se tu vens,por exemplo,às quatro da tarde,desde às três eucomeçarei a ser feliz.Quanto mais a hora for chegando,mais eu me sentirei feliz.Às quatro horas então,estarei inquietae agitada:descobrirei o preço da felicidade!"

O mesmo cuidado se deve tomar ao meditar-se. É importante reservar uma hora certa a cada dia. A cada dia. Meditação esporádica não constrói ; não traz o que buscamos.
Em sua jornada em busca de si mesmo, estabeleça um horário que seja cômodo e factível; crie um refúgio e discipline-se. Aproveite o final de semana para iniciar a peregrinação de si a si mesmo. Lembre-se sempre que ter discilpina é ser discípulo de si mesmo.
Boa jornada.


"A ação perfeita é o fruto da meditação perfeita."
(Textos Hindus)

Nenhum comentário: