quarta-feira, 6 de junho de 2012

Documentário: A Conspiração da Lâmpada (The Light Bulb Conspiracy) - 2010

Sinopse

A história não contada da obsolescência planejada:

Era uma vez ... bens de consumo construídos para durar. Então, em 1920, um grupo de empresários percebeu que quanto mais tempo durasse seu produto, menos dinheiro ele faria, assim, nasceu a obsolescência planejada e os produtos começaram a falhar desde então.

Crítica:

Documentário imperdível.  Vivemos neste mundo e nos inserimos na sociedade Às vezes sem pensar como somos manipulados pelo satus quo.  Para quem é mais novo então fica mais complicado.  Para minha geração, ou a dos meus pais, adquirir produtos com alta durabilidade era comum, e sem percebermos hoje vivemos a era do descartável.  Tudo bem que há o lado da economia, do capitalismo, mas precisa ser assim tão selvagem a ponto de perdermos nossos valores mais importantes?  O mundo é grande o suficiente para satisfazer a necessidade de todos, mas sempre será pequeno demais para satisfazer a ganância individual.

P.S.: Procurem também pelo vídeo The Stuff Story (A estória das coisas) que trata do mesmo assunto com uma abordagem um pouco mais agressiva.

Nenhum comentário: