quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pirataria

"Radiohead não voltam a gravar álbuns                          
Em 2007, os Radiohead permitiram que cada pessoa que quisesse descarregar o álbum “In Rainbows” da Internet, o pudesse fazer por qualquer preço (incluindo preço zero). Agora, o vocalista da banda, Thom Yorke, afirma que não vão gravar mais álbuns. “Isso matava-nos”, disse à revista “Believer”."
"Empresas devem lançar novo formato para álbuns."
"Ben Harper questiona o atual formato de álbuns."
"MCK vai lançar novo album em formato pendrive."
"Sting pode lançar álbum em formato de aplicativo."

Eu odeio esse blá-blá-blá todo que as autoridades fazem em cima da "pirataria" culpando os consumidores de "bandidos".  Estou falando de "pirataria" que o usuário comum faz no seu dia-a-dia e não "falsificação" ligada a mafiosos.  Afinal, vou afirmar aqui: a pirataria foi vital na última década para o crescimento de empresas como Microsoft, Autodesk, Corel etc... por ex., quem viveu a época com certeza vai lembrar que antes do AutoCAD imperar no segmento de CAD, haviam pelo menos 2 ou 3 softwares que dominavam e simplesmente desapareceram pois utilizavam hard-lock, enquanto o Autocad era copiado sem maiores dificuldades.  Isso sem falar no Windows, Word, Excell e por aí vai. Posso inumerar aqui vários exemplos.

No caso da música, a coisa é mais estapafúrdia ainda.  Reclamam hj da pirataria?  E na época das fitas cassetes?? Ninguém fazia sua copiazinha?  Por que ainda existem artistas como Adele, Joss Stones, vendendo milhões? É simples, o público sabe o que é música boa e compra.  Já o cara que consome o pavoroso Luan Santana, Molejos, Claudia Milks da vida vai pagar 40 reais por um CD ou 5 no camelô, sabendo que vai cansar daquela música em 15 dias?  Além disso galera, ninguém é otário de saber que o próprio artista promove a pirataria, afinal, qual melhor meio de auto-divulgar?  Ou como você explica o fato de um CD estar na banca do camelô 20 dias antes de seu lançamento??? Sem contar que o artista mesmo fatura mais nos shows do que com o próprio CD.

Essa babaquice toda é porquê tem meia duzia de mega empresários que não querem perder a boca gorda. É sempre assim, quando surgiu o cinema, disseram que o radio iria acabar, quando surgiu a TV disseram que o cinema e o radio iriam acabar... nada no mundo se cria ou se destrói, tudo se transforma!!!  Vide aí as manchetes acima...o mercado finalmente está mudando!

Nenhum comentário: