segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Musica rock no cinema - parte 6 - Filmes que utilizaram Beatles em sua trilha sonora

Filmes que utilizam em sua trilha sonora musicas dos Beatles

I AM SAM - 2001 - UMA LIÇÃO DE AMOR

Um dos filmes mais interessantes com trilha sonora dos Beatles é este singelo drama, muito bem interpretado pelo Sean Penn e com a belíssima Michele Pfeifer.  Como os produtores não conseguiram os takes originais para compor a trilha sonora, resolveram convidar vários artistas para fazer revisitações aos clássicos, e não é que deu certo?  Sem muita pretensão, bandas meio que desconhecidas fizeram regravações bem interessantes, participaram The Vines, Aimee Mann, Nick Cave, Eddie Vedder, Black Crowes e por aí vai.  Trilha sonora e filme mais do que  recomendados (preparem as lágrimas!).

BACK BEAT - OS 5 RAPAZES DE LIVERPOOL – 1994

De todos os filmes com temática Beatles, este pra mim é de longe o preferido, pois fala de uma época pouco conhecida para quem não é fã e foi muito bem feito, com um roteiro que passa uma sinceridade como poucos. O filme já foge do padrão centrando a história na figura de Stuart Stutcliff, o melhor amigo de Lennon, e seu namoro com a fotógrafa alemã Astrid Kircherr.  Neste filme é muito legal ver a primeira formação dos
Beatles, como eles se vestiam nesta fase pré-histórica, e como surgiram seus penteados, e como era a vida deles na Alemanha.  A trilha sonora é composta por músicas que os Beatles tocavam na época, em sua maioria covers de canções clássicas como Long Tall Sally, Rock & Roll Music e Carol interpretadas por uma banda especialmente montada para o projeto e  que incluía gente como Dave Grohl (então no Nirvana), Thurston Moore (Sonic Youth), Dave Pirner (Soul Asylum), Mike Mills (R.E.M.) e Greg Dulli
(Afghan Whigs).

SGT PEPPERS LONELY HEARTS CLUB BAND

Embalado pelo sucesso gigantesco do filme “Os Embalos de Sábado a Noite”, os
produtores resolveram tentar repetir o sucesso, e desta vez apontaram para o mitológico álbum dos Beatles e infelizmente virou uma verdadeira bomba, fracasso de público e crítica.  Deve ter gente que vomitou ao ouvir algumas reinterpretações de clássicos dos Beatles, em contrapartida existe momentos memoráveis como a participação do Earth, Wind and Fire, Aerosmith, Alice Cooper e Peter Frampton.  Válido como curiosidade, não espere ver um bom filme.

ACROSS THE UNIVERSE

Na onda revival de musicais dos anos 2000, alguém teve a idéia genial de fazer um filme inteiro só com as músicas da banda mais bem sucedida da Terra: os Beatles. Esse alguém foi a co-roteirista e diretora Julie Taymor, e seu trabalho resultou em um filme ambientado nos anos 60, que fala da juventude, das guerras, da contra-cultura e muito mais, com cenas incríveis que retratam perfeitamente as músicas dos garotos de Liverpool. Feito para quem admira a banda, para os mais fanáticos (não espere ouvir só os sucessos da banda) e até para quem apenas curte um bom filme, arrecadou um bom sucesso nas bilheterias para um filme como este. Ótimas atuações, participações especiais de Bono e Joe Cocker e clima fantástico. Destaco a cena do início, onde Jude canta ‘Girl’ e a cena do boliche onde cantam a música ‘I’ve Just Seen A Face’ como minhas preferidas. Se bem que eu prefiro todas as cenas do filme, se é que é possível.

O GAROTO DE LIVERPOOL

É mais um filme centrado na vida de um John Lennon adolescente cheio de problemas e rebeldia, mas que também mostra o período de formação dos Beatles o que já vale o ingresso.   Muito polêmico, pois se atreve até a insinuar uma relação meio que incestuosa com a mãe de Lennon, além de usar alguns fatos que nem foram confirmados pela fonte original, de qualquer maneira tem uma boa atuação do ator que faz John Lennon enquanto arrumaram alguns atores que não achei muito parecidos com os personagens reais.

Nenhum comentário: