segunda-feira, 15 de outubro de 2007

MIDI, A REVOLUÇÃO SEM VOLTA!!!

Galera,

É o seguinte, estive pesquisando na internet sobre a nova revolução que está tomando conta do mundo dos DJs, e descobri um site com matérias super legais, as quis estou postando aqui:

Olá, meu caro DJ, bem vindo ao futuro. Ele chegou bem mais cedo do que você esperava, em pleno 2007. Sim, este é o ano em que as duas maiores feiras de fabricantes de equipamentos de áudio, a NAMM (EUA) e a MusikMesse (Alemanha) não apresentaram um toca-discos, CDJ ou mixer novo. Mas várias opções de controladores Midi. Sinal do tempos?
Enquanto a mídia ainda faz carregar sobre seus ombros uma imagem forte de que DJ é “aquele bicho esquisito que ainda usa discos de vinil”, como prega o famigerado slogan do Skol Beats 2007, “Os mestres do vinil estão chegando” (postura aliás, atrasada e retrógrada de um festival que deveria informar), o mercado dos fabricantes de equipamentos de áudio já se tocou e começou a mudar de planos.
Este ano já tivemos as edições 2007 de duas das maiores feiras que reúnem os principais fabricantes de equipamentos de áudio: o NAMM Show, realizado em janeiro último, nos Estados Unidos, e a Musikmesse, evento realizado em março, na cidade de Frankfurt, na Alemanha.
Um dos vários expositores da NAMM Show de 2007, a Peterson Tuners
O foco dos eventos é mostrar tudo que grandes nomes da indústria musical estão tirando do forno de seus laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Medalhões da indústria como Yamaha, Roland, Alesis, Korg, Gibson, dentre outros, sempre dão as caras. E, é claro, os conhecidos nomes dos fabricantes de equipamentos para DJs sempre estão lá: Pioneer, Vestax, Denon, Stanton, Numark, Behringer e cia. não perdem a oportunidade de atiçar o público com demonstrações de novos equipamentos, que sempre fazem o público babar.
Pois bem: acontece que neste ano, uma silenciosa revolução começou. Revolução tímida até o ano passado, mas que agora tomou corpo � medida que viu-se marcas tradicionais entre os acrobatas dos toca-discos simplesmente não apresentarem nenhum equipamento novo, a não ser controladores midi orientados para DJs.
Sim, não teve um modelo novo de CDJ, nem toca-discos. Mixers? Tivemos dois novos, o DDM4000 da Behringer, e o EVO5, da Ecler — ambos anunciados � s pressas só agora na Musikmesse, e somente em protótipos conceituais. E ambos sem data para chegar ao mercado — a Behringer promete para o meio do ano, mas quem acompanha o ciclo de lançamentos da divisão de equipamentos pra DJ sabe que ela adora prometer por meses a fio, chegando a passar pra casa dos anos.
O Ecler Evo5 promete, mas é bem esquisitão com esse knobs e seu formato horizontal
A grande estrela da cena mesmo foi a adesão em massa aos controladores midi, e ainda a entrada de novos players com grande força em um mercado regido pela tradição: M-Audio e Native Instruments chegaram jogando pesado e assustando (ou seduzindo) peso-pesados como Vestax, Stanton, Numark, entre outros.
Confira alguns dos lançamentos que estão vindo por aí:
Behringer BCD 3000: sucessor do BCD 2000, vai vir agora com suporte a Mac e pronto de fábrica pra rodar com o Traktor 3 LE, da Native Instruments. Assim como o BCD 2000, promete ser a melhor solução em termos de custo x benefício, pois já vem com placa de som embutida, não sendo apenas um controlador midi. Hoje o BCD 2000 já pode ser encontrado no Mercado Livre por cerca de 700 reais. Inicialmente o BCD 3000 vai ser um pouco mais caro, mas é apenas questão de tempo para que o preço fique nessa faixa. O problema é que a Behringer ainda não diz com precisão quando ele vai sair. Em breve vamos colocar aqui no Submusica uma análise mais completa sobre o BCD 2000, como configurá-lo e tudo o mais. Enquanto o 2000 girou na casa dos 180 dólares, esta criança já quer chegar aos 300. Cresceram o olho…
Numark Total Control: a resposta da Numark para o BCD 2000. Também vem com o Traktor 3 LE, além do software Cue, da Numark, que nada mais é que o Atomix Virtual DJ com uma visual levemente diferente. A Numark ainda não sabe quando vai colocá-lo nas ruas, e a julgar pela demora de mais de um ano para o lançamento do iDJ2 (o mixer para iPod, que desta vez pode ser usado para mixar algo), é bom esperar sentado. Está cotado em sair na casa dos 500 dólares. Meio complicado quando fala-se de algo de plástico.
Vestax VCI-100: o mais robusto (e pesado) de todos, traz um par de jog wheels sensiveis a toque, bons para alguns scratches mais básicos. Mais um que vem com o Traktor 3 LE. Chegou agora no mercado e já está disponível para venda. Quem está colocando as mãos nele está ficando impressionado com a robustez — o pessoal do site Skratchworkz teve acesso a um protótipo meses atrás e fez uma rápida avaliação. Considerando que o foco do pessoal de lá é somente scratches, a análise foi bem positiva. Só é pesado por ser todo de metal, algo típico da Vestax. Por 500 dólares, sem dúvidas é o candidato favorito deste que vos escreve, e que não vê a hora de colocar a mão em um bicho desses…
M-Audio Xponent: a solução mais completa, roda em cima da plataforma Torq, o “Final Scratch” da M-Audio. Este causou muita polêmica entre os próprios usuários do Torq, pois além do preço muito elevado (750 dólares), ele era visto como o complemento perfeito para quem já tinha um Conectiv, o aparelho que permite controlar mp3 usando vinil e CD, pois poderia fazer as vezes de mixer, máquina de samples e controle para os decks 3 e 4 adicionais. Porém, ao vir com placa de som, além de ficar mais caro, complicou a vida (e a cabeça) do pessoal. Mas sem dúvidas é um controlador bem completo, apesar da cara de brinquedo de berço de bebê, com suas cores múltiplas. Tem até um trackpad igual aos de notebook, pro DJ não precisar nem esticar o braço para alcançar o mouse. Ê, moleza!
Allen & Heath Xone 2D: pra quem sempre quis ter o Xone 3D mas já possui um bom mixer, os módulos midi do Xone 3D em separado. Roda com Ableton Live e Traktor. Já foi anunciada uma versão mais simples, o Xone 1D, sem display e sem o fader dedicado para pitch. Porém o preço continua sendo proibitivo: 700 dólares para ter apenas um destes, e você ainda vai precisar de um mixer também ($$$). Como dizem: Allen & Heath é pra quem pode, não é pra quem quer.
Ufa! E ainda estamos falando aqui somente das novidades deste ano, e só dos fabricantes grandes. Ainda temos diversos outros pequenos lançando seus controladores, e que com muitas boas idéias, não merecem ser deixados de lado.
Por isso mesmo, pra não esticar muito esta nossa conversa, volto ainda esta semana com mais duas partes: as opções alternativas, e as vantagens e tendências deste mercado que, como vocês já podem ver, está bombando e cheio de novidades.
Aproveite e deixe seu comentário. Quer indicar mais algum modelo? Quer saber mais informações a respeito de um dos modelos acima? Manda ver, e faça seu comentário, que eu respondo por aqui mesmo.

http://www.submusica.com/2007/05/01/midi-uma-revolucao-sem-volta-parte-1/#comment-5306

Abraços

Nenhum comentário: