segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Que notebook vale à pena comprar pra musica?

É mais fácil começar dizendo o que não comprar.


Não compre notes com os seguintes processadores: Sempron, Athlon, Athlon XP Mobile, Pentium 4, Pentium 3, Celeron, G3. Todos esses são muito lentos para os programas de música atuais, ou esquentam demais, ou não foram pensados para serem usados em laptops.


Os melhores processadores de notebook, por ordem de preferência, são:
Intel Core 2 Duo
Intel Core Duo
AMD Turion 64x2

AMD Turion 64
Intel Core Solo
Intel Pentium M
PowerPC G4


Os bons notebooks com chipset Intel são chamados Centrino. É bom sempre dar preferência a esses. É bem fácil identificá-los… todos têm uma etiqueta prateada ou branca com o logo Centrino. Os Macs novos usam Intel Core Duo ou Core 2 Duo. Em qualquer um dos casos, você está com uma puta máquina. :-)


O Turion é o único processador de 64 bits da lista. Isso não faz tanta diferença atualmente a não ser que você vá usar Linux ou Windows Vista 64 (ARGH). De qualquer forma, o Turion é excelente e costuma ser barato. Em geral é fácil achar notes HP/Compaq com ele, e geralmente com uma poderosa GeForce como placa de video.


Memória: 512Mb ou mais. 1Gb é o ideal. Se puder colocar mais, melhor ainda.
HD: 60Gb ou mais, de 5400RPM no mínimo. É bem difícil achar notes que venham de fábrica com HDs mais rápidos que isso, mas não se preocupe, eles aguentam o tranco. Só evite pegar HDs mais lentos (4200 RPM). De qualquer forma, é bem fácil trocar peças de notebooks (há exceções, mas são raras). Eu tenho um HP, e nele é possível aumentar a memória e trocar o HD retirando duas tampas plásticas na parte de baixo. Você também pode comprar um HD externo USB (meu caso) ou Firewire, mas vai ter mais um trambolho para carregar. Levando-se em conta o tamanho ridículo das cabines de DJ que existem por aí, quanto menos espaço ocupado, melhor.


DVD/CD: Se puder, pegue um com gravador de DVD. Nunca se sabe quando você vai precisar.


USB/Firewire/etc.: A maioria dos notes vem com 3 portas USB e uma mini-Firewire. Em geral isso é o bastante. Se você for usar uma placa de som firewire num note PC, vai ter que comprar um adaptador para o plug ou uma placa Firewire PCMCIA. Com o adaptador, a placa de som vai ter que ser ligada na tomada. Com a placa PCMCIA, não.


Placa de som: A saída de som direto do notebook tem suas limitações. Você vai precisar de uma placa externa ou PCMCIA. Eu gosto muito da Fast Track Pro USB, mas para DJs existem outras alternativas. Muita gente fala bem da IndigoDJ (PCMCIA). Independente do que você vai comprar, saiba que você vai precisar de pelo menos 4 saídas (2 pares estéreo) e um plug de fone. A placa deve poder colocar um som na saída de fone e outro na saída principal para você ter pré-escuta.


Se você é chegado em vinil, você pode comprar um Final Scratch (ou Serato Scratch, ou Torq, ou qualquer outra coisa do tipo). Além de funcionar como controlador baseado em vinil, ele é uma placa de som bem decente.


Sobre marcas:
- Macs são uma classe à parte e são realmente muito bons. Você só precisa ter cuidado para escolher uma placa de som que funcione com ele. M-Audio, Digidesign, PreSonus e Lexicon reconhecidamente funcionam. Já Behringer e E-MU, não. :-(


- No caso de PCs, os melhores fabricantes de notes atualmente são IBM/Lenovo, Toshiba, Compaq/HP e LG. o problema da Dell é o suporte técnico deles no Brasil, é uma piada de mau gosto. Sony é outra marca que merece cuidado. São maquinas muito boas, mas alguns VAIOs são praticamente impossíveis de fazer upgrade sem abrir toda a máquina e perder a garantia. Os notes da Positivo parecem ser bem interessantes também, e costumam ser baratos (é, eu também tinha preconceito com a marca até ver os notes deles de perto).
É isso! Dúvidas? Os comments estão aí para isso.



abraços

9 comentários:

Anônimo disse...

Po cara muito boa a analise, valeumesmo

Anônimo disse...

Gostei da dica . Vi hoje um notebook da hp o dv6226us achei interessante . To querendo utilizar ele pro ableton live , e tbm pro torq conectiv da m-audio . O que vc acha ??

Edilson Barros disse...

Fala Dj MArcos, valeu pela visita e pelo comments... tenho um modelo similar a este q vc indicou, é muito bom, e estou usando com o bcd 2000 e tá blz... ok? abraços

Drielly Pedrosa disse...

Poxaa... boas dicas.. ^^

Quem sabe eu compre um algum dia =)

Ahh... uma dúvida...
Os notebooks da Apple são bons de verdade?

Xauu
Até

Edilson Barros disse...

Direlly, para multimidia eles realmente são imbatíveis, o problema é que nem sempre vc encontra software compatível tão facilmente quanto o PC, além disso, eles normalmente são mais caros... se isso não for problema, e o teu objetivo for multimídia, é uma ótima opção

musica disse...

Olá...muito legal tirar dúvidas aqui, parabéns!

Pretendo comprar meu Notebook por esses dias e minha dúvida está entre:

* ACER, AMAZON, TOSHIBA e POSITIVO: Em média todas as marcas são "Core Duo", 1.6GHz ou AMD Turion 64x2 com placa GForce, etc.

* Devo optar por um que tenha saída SPDIF, ou não faz muita diferença?

Se puder, peço enviar também sua resposta para meu email: mauriciofazz@hotmail.com

grato,
Maurício Fazz - Tecladista Arranjador

Anônimo disse...

bicho muito boa a analise ja to indo correndo comprar o meu

Wagner - Johnnatan disse...

Gostei muito das dicas, estou interessado em um notebook da Toshiba, esse aqui:
http://www.bestbuy.com/site/olspage.jsp?skuId=9371556&type=product&id=1218093379440

Vale a pena??

Anônimo disse...

Tenho um Sony Vaio F136 .. Puta maquina .. processador Intel Core I7 6 gb de Ram e uso o traktor em uma bcd 3000 .. o meu problema é quando estou tocando tenho alguns bugs a musica fica dando umas travadas tipo de cd riscado sabe? isso pode ser um problema da minha controladora ? se puder me responde no email por favor
tom.hfreitas@hotmail.com