quarta-feira, 25 de julho de 2007

Espirito de porco


As vezes observo em volta, leio as manchetes de jornais, e me pergunto por que há tanto espírito-de-porco nesse mundo? Não importa o tamanho nem a gravidade da catástrofe, sempre haverá gente de mau caráter alerta para tirar proveito da situação, desprezando o sofrimento humano e se aproveitando da boa fé das pessoas e do momento vulnerável por que passam os incautos. Não importa discussões ideológicas, consciência, sentimento ético ou religião, é só pintar uma maneira de se dar bem e vamos sempre encontrar corruptos, ladrões, gente mesquinha e ambiciosa, querendo se dar bem em cima do seu semelhante. Corrupção no congresso, desvio de milhões de verbas num país assolado pela fome e miséria, hackers querendo invadir seu micro pra te roubar, espertalhões querendo aplicar golpes, estorquir dinheiro...


E esse tipo de gente é o que mais tem por aí.. em todos os níveis.. de assassinos a grande empresários, de religiosos a grandes políticos, é comportamental, não existe um consenso a respeito, engloba vários níveis do comportamento humano, são elementos "amorais" que não se prendem a regras da sociedade, são frios emocionalmente, e o fato de prejudicar outra pessoa não representa nada em termos de consciência moral, ser um delinquente desses não é necessariamente o mesmo que ser um criminoso, você pode estar teclando com um e nem saber de fato, uma das características é a capacidade de manipulação, um estelionatário ou político pode ser classificado como um psicopata também.


Para a sociedade que vivemos hoje, dinheiro é sinônimo de poder e muitas vezes o instinto de passar os outros para trás e se sobressair derruba qualquer princípio moral, qualquer regra. E como regras são necessárias paa se viver em sociedade, esses indivíduos deveriam ser presos ou descartados.


Analisando de uma forma mais profunda, devemos lembrar que o instinto animal (por extensão o humano) é egoísta e destruidor. A educação em todos seus aspectos (religioso, moral, sexual..) são tentativas de freá-lo. Mesmo assim os homens "pecam", cometem atos ilícitos e traem tudo aquilo em que foram moldados a acreditar.. no bom senso comum, na sua própria consciência... mas aí voltamos a pergunta inicial, por que somos maus? é o diabinho que nos apresenta a tentação ou porque muitas vezes o id ganha no superego na briga instinto x razão? Se formos pelo lado científico, podemos usar a teoria de Darwin onde mostra que todos os seres vivos se moldaram ao longo dos anos. Com certeza o mundo que se formou de uns 2 mil anos pra cá, é diferente daquele que o homem viveu por quase 1 milhão de anos. Me parece bem evidente que a natureza tenha selecionado os mais egoístas, os mais fortes e ousados... será que somos descendentes dos vitoriosos do passado e carregamos seus genes, e por isso a dificuldade de adaptá-los às regras da sociedade?


Além desse instinto de sobrevivencia que norteia as ações desses exemplares da espécie humana que apreciam puxar o tapete dos seus semelhantes, ignorando o sofrimento alheio, há que se considerar que, sobretudo os mais jovens, tendem, por fragilidade moral ou psicologica, a seguir o exemplo daqueles que se tornaram bem sucedidos enfiando a mão na grana alheia. A mídia exibe diariamente casos de politicos e empresarios corruptos que se enriquecem ilícitamente com o dinheiro público, sem contar que a propria midia, com alguma frequencia, recorre ao tesouro nacional, de maneira irregular, sempre com o beneplácito dos governantes em busca de bons ibopes.


Bom, como o assunto é bastante polêmico, se você tiver alguma sugestão para fazer diminuir gradualmente ao longo do tempo a taxa de crescimento de gente abjeta e de mau caráter, por gentileza, tería o enorme prazer em conhecer suas idéias.

Nenhum comentário: