segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Cha Verde


Líquido mais consumido no mundo depois da água, o chá tem se tornado uma opção cada vez mais presente no meu dia a dia, seja em casa ou no trabalho. Diz a lenda que, lá pelos idos de 2737 a.c., o imperador chinês Sheng Nong, preocupado com as epideias que devastavam o império, ordenoui que todos fervessem a água antes de consumi-la. E que um dia, descansando à sombra de uma árvore, ordenou que aquecessem sua própria água. Enquanto esperava, alguams folhas caíram sobre a água fervente e lhe deram um tom esverdeado. Ele provou, gostou do sabor e incluiu as folhas em suas pesquisas, descobrind suas propriedades medicinais. Mais tarde, as mudas começaram a ser plantadas, e o cultivo do chá expandiu-se pelo mundo.

Bom se é verdade não sei, mas a China continua sendo o berço do chá, que tem um ar de bebida de elite, apesar de que a gente se lembra normalmente que sempre tinha uma tia ou avó que receitava algum tipo de chá para algum tipo de doença. E aí que está o maior erro, considerar tudo que seja chá.

Só é chá a bebida que leva as folhas ou brotos de camélia, cientificamente chamada de Camellia sinensis, o resto seriam infusões. E o chá de Camellia sinensis, conhecido também como Chá Verde, possuem tipos diferenciados. No tal Chá Verde não háfermentação. Ela é interrompida pelo vapor. O tipo Oolong tem média fermentação, e no chá preto a fermentação natural é total. O chá branco é um dos mais raros. Suas folhas e brotos são bem jovens e a fermentação é de cerca de 2%.

Com relação aos benefícios à saúde, é utilizado como medicamento e tônico, pois proporciona aumento de concentração e vivacidade, graças principalmente à cafeína. Apesar de indicado para aliviar sintomas de gripe e até em dietas, lembrando que o chá não queima caloria, apenas acelera o metabolismo e conequentemente faz o corpo queimar mais caloria, auxiliam também na eliminação de toxinas e facilitar ofuncionamento do organismo.

Entre nessa onda você também, pois tenho sentido melhoras desde que comecei a tomar chá verde regularmente... sábios chineses!!!

2 comentários:

bianca htinha disse...

não da para votar na sua enquete!tira essa musica que musica brega!

Anônimo disse...

Olá,com a sua permissão gostaríamos de lhe apresentar nosso Programa de Afiliados para autores de blogs.
Através do nosso Programa de Afiliados você poderá gerar renda através do seu blog por meio de inserção de nossos banners.
Para cada visitante do seu blog que realizar uma compra em nossa loja oferecemos a comissão de R$1,00.
Para obter maiores iniformações acesse o seguinte endereço http://www.tnh.com.br/afiliados