terça-feira, 26 de agosto de 2008

O que é Espiritualidade?


Estive lendo por esses dias um livro bem interessante chamado QUAL É A TUA OBRA? De Mario Sergio Cortella, que trata das situações relacionadas à gestão, liderança e ética, acompanhadas de inquietações sobre a própria existência. E muito me interessou os capítulos onde ele fala da busca que algumas pessoas fazem em busca da espiritualização.
Mas o que é espiritualidade? Para o autor, é a sua capacidade de olhar que as coisas não são um fim de si mesmas, que existem razões mais importantes do que o imediato. Que aquilo que vc faz, por ex, tem um sentido, um significado. Que a noção de humanidade é uma coisa mais coletiva, e que devemos respeitar o outro como o outro e não como um estranho e edificar, em conjunto, um sentido que honre nossa vida.

A pessoa espiritualizada, muitas das vezes acaba indo muito para o lado místico, o que é perigo, porque a mística, vez ou outra, deriva para o campo do fanatismo e deixa de ser radical, passando a ser sectária e desagregadora.
Normalmente o desejo por espiritualidade é um Inal de descontentamento muito grande com o rumo que muitas situações estão tomando em sua vida e, nesse momento, a espiritualidade vem a tona quando vc precisa refletir sobre si mesmo: aliás, a espiritualidade é precedida pela angústia. A espiritualidade neste momento, é a resposta a um desejo forte de a vida ter sentido, de ela não se esgotar nem naquele momento, nem naquele trabalho.

Nenhum comentário: