sábado, 17 de novembro de 2007

Diferenças da música eletrônica

Galera,

Algumas pessoas têm me perguntado no orkut sobre as diferenças básicas entre os estilos de música eletrônica, daí resolvi postar um texto com o resultado de uma pesquisa que fiz na internet. Espero que ajude a esclarecer.



HOUSE - A música House iniciou tudo. No início dos anos 80, Djs de Chicago e Nova York começaram a brincar com músicas de Kraftwerk, que misturavam velhas peças de disco e soul para depois fundi-las com o som de um novo aparelho eletrônico: a bateria eletrônica 808 da Roland (que encaixava perfeitamente em seus sets). O som limpo desses drums, combinado com as delicadas vozes do soul, deram às festas uma incrível energia que foi batizada com o nome de House, pois foi na discoteca The Warehouse de Chicago onde este tipo de música entrou em cena pela primeira vez. Esta música foi evoluindo e adquirindo esse som "feliz" que é sua principal característica, com acordes de piano, vocais femininos e linhas de baixo movimentadas. Este estilo chegou no seu auge no final dos anos 90, dando início a todos os demais gêneros dentro do estilo house que incluem mutações com os prefixos deep, funky, vocal, filtered, hard, dub e tek. Esses são apenas alguns. A música popularmente chamada de "Dance" geralmente se enquadra dentro do estilo House, e não dentro do estilo techno como muitas pessoas pensam.

SPEED GARAGE - Estilo criado por Armand Van Helden, onde misturam-se House-Garage com Drum´n´Bass. Nota-se um groove (batida) de house com o baixo forte, alongado e marcante do D´n´B. Normalmente usam vocais (extraídos do garage) destorcidos, filtrados e quase sempre repetitivos.

ACID HOUSE - O Acid House foi o passo seguinte para a evolução na história da rave, como um movimento. Ele se desenvolveu quando adicionaram ao house os sons do Roland TB-303: um sintetizador -baixo eletrônico- que ao acelerar e alterar suas frequências, adquire um som líquido que foi denominado acid. O Acid House, ainda que tenha aparecido primeiro em Chicago, se desenvolveu até finais dos anos 80 na Inglaterra e foi o real gerador das festas rave -originalmente denominadas "acid parties"- que tiveram como pátria mítica a Ilha de Ibiza no verão de 87.

TECHNO - As raízes do Techno são, inclusive, anteriores ao house pois foram grupos como Kraftwerk, Parliament Funkadelic, Afrika Bambaataa e Cybotron, os que criaram as bases da sonoridade eletrônica que a caracteriza. O termo "Techno" se atribui à cidade de Detroit, onde grupos -como 500- tornaram característico o som eletrônico gerado com instrumentos analógicos, como o Roland TR-808. Este estilo carece de vozes e se concentra principalmente no ritmo. O techno de Detroit conseguiu ser divulgado na Inglaterra e acabou adquirindo tons um pouco mais fortes, transformando-se finalmente em novos gêneros musicais, como o Acid Techno (que incorpora o acid da TB-303), o TekHouse (misturado com house), o HardTekno (mais forte), entre outros. Algumas Ramificaçôes do Techno:ELECTRO: Resumidamente o Electro é um Techno com batida Miami, é um Miami Eletrônico.MINIMAL: É um estilo de techno repetitivo e como diz, minimalista, fechando em loops rotativos e fortes. O percursor da musica Minimal é o produtor e dj Jeff Mills.TEKHOUSE: Um techno mais trabalhado e com grooves empolgantes, na maioria tribais. Normalmente com samplers repetitivos e filtrados, talvez o mais "up" de toda a ramificação techno.BREAKBEAT - O Breakbeat é mais conhecida como uma música que se caracteriza pelos samplers de ritmos hip-hop, funk e electro e que logo se modificam e alteram para criar os denominados "breaks". A cultura Breakbeat é extensa e tem suas raízes do techno do início dos anos 80 e o hip-hop. Ele alcançou sua expansão mais importante quando incorporou estes breakbeats ao hardcore techno, com suas tonalidades escuras e rápidas que pouco a pouco se transformaram em um novo estilo: o jungle, posteriormente denominado Drum'n'Bass. Mas de qualquer forma, o Breakbeat se manteve como um ritmo próprio e está começando a nutrir novas formas e sub-gêneros: o BigBeat (agitado e forte), o AcidBreak (com TB-303s), o EletroBreak (mais sintético), o FunkyBreak (com elementos funk) e alguns outros.

HARDCORETEKNO - É um techno um pouco mais forte e rápido, que combina elementos industriais e novas formas de armar os ritmos. É, digamos, o equivalente ao "heavy metal" do techno. Este estilo atraiu um novo tipo de pessoas às festas: o público industrial e metal. Também é a base sobre a qual desenvolveram outros gêneros, como o Jungle e, mais concretamente, o Gabber (muito acelerado e escuro, tipo dark), o Speedcore (ainda mais rápido e forte) e o SpiralTekno (que combina ritmos rápidos com sonoridades acid, techno e jungle).

JUNGLE (DRUM'N'BASS) - Originalmente denominado Jungle, é uma música cuja base rítmica são samplers de hip-hop e de reggae, acelerados e manipulados, que servem para construir um ambiente no qual predomina a utilização de instrumentos de percussão sobre uma base geralmente feita com baixos fortes e prolongados. O Jungle também incorpora elementos da cultura reggae e, muitas vezes, tem letras estilo hip-hop ou ragga. É assim que o jungle conseguiu um som predominantemente ragga, e o Drum'n'bass surgiu com cadências mais escuras para inspirar outros estilos, como o DarkStep (escuro, meio industrial), o TechStep (muito sintético), o JazzStep (melódico, jazzy), o Jump-up (muito agitada, simples e, ao mesmo tempo, forte) e outros.

AMBIENT - Brian Eno criou o som baseado no barulho da atmosfera. Ele nomeou de "Ambient" misic, ou música que representa a experiência do espaço, mas que, em volta, requer um efeito espacial para ser experimentado completamente. 1979 compreende o lançamento do seu album "Music for Airports", e vários clásicos Ambientes também conhecidos. O Ambient é o mais "espacial" dos estilos de música eletrônica. Ele é bastante relaxante e suave, usando bastante eco e reverberaçâo, nâo possui batidas. Se alguém chamar de Ambient e ele tiver batida, fale para ele que isso é Trance.

TRANCE - O Trance é um estilo criado do techno, só que um pouco mais suave e melódico. Não tem as vozes características do house mas conserva essa sensação "happy" existente nele. Sua progressão característica faz com que esse ritmo seja extremamente dançante e fácil de digerir. Por isso ficou rapidamente conhecido na Europa e deu uma mãozinha para outros subgêneros como o acid trance (com TB-303s) e o hard trance (mais forte).

PSY TRANCE - PsyTrance, pra quem não conhece, ai vai a definição:O Psytrance, estilo de música que mixa influências da cultura indiana com sons eletrônicos, vem sendo carro-chefe de dezenas de raves pelo mundo afora, linkando o movimento vibe com a exaltação à natureza e valorização do corpo, mente e espírito.geralmente possui muitas batidas por segundo e na minha opinião é uma ''mutaçao'' do TRANCE

GOATRANCE - O Goa Trance é um estilo que está diretamente ligado às "acid parties" ao ar livre. Surgiu em Goa na Índia, lugar onde vivem muitas comunidades hippies e onde os europeus vão nas suas férias. Goa é um lugar legendário dentro da cultura psicodélica, refúgio de muitos hippies dos anos 60, que se cansaram da cultura e forma de vida das sociedades e se retiraram para essa paradisíaca praia para meditar. Essas pessoas começaram a celebrar festas psicodélicas, com misturas musicais que iam do acid rock ao reggae e também com esse novo som techno. Boa parte dos turistas que viajaram para Goa no início dos anos 90, levaram com eles a música trance e começaram a misturar com sons psicodélicos e assim criaram um novo gênero bem definido. O ritmo é bem parecido ao trance, mas as melodias e harmonias se tornaram mais complexas, pois são cheios de delays e sons psicodélicos. Com o tempo, o Goa Trance se transformou no que hoje chamamos de Psychedelic Trance, que é um pouco mais forte e rápido. Essa é uma cultura com um estilo bem diferente de festas, tendo como ponto forte as festas realizadas ao ar livre que duram até o amanhecer.

INDUSTRIAL - O industrial nasceu das expermentações dos alemães ainda na década de 60. Grupos como Can, o próprio Kraftwerk bem no início e Stockhausen já se utilizavam de elementos inusitados para suas composições como ferro-velho, loops de maquina de fabricas e o que mais a imaginação pode conceber... Ele é caracterizado por uma percussão pesada, melodias sintetizadas ou eletrônicas, vocais distorcidos e/ou manipulados e sons de objetos de metal. É um dos poucos estilos citados que tem um cantor.

TRIP-HOP - Batida Hip Hop sem o vocal Rap, acrescida de efeitos eletrônicos (muitos tirados do DUB jamaicano) e elementos (e interpretações) dramáticas, quase teatrais de gente como PORTISHEAD ou P. M. DAWN. Surgiu em 1994 e também é conhecido como Downtempo. O Trip Hop é uma música essencialmente experimental, com ensinamentos do Hip Hop, Jazz e de Ambient.DANCE - Nome universal para House comercial (bastante popular). Musicalmente não tão interessante, porém de fácil assimilação, não tendo tanta complexidade sonora de estilos semelhantes. Se você é produtor musical e quer ganhar bastante dinheiro, este é "o" estilo!

TRIBAL - É uma música que incorpora elementos rítmicos e sons de culturas tribais, indígenas e em partes, da World Music. É bastante livre e aberto e pode se misturar também dentro de outros gêneros. Uma característica do Tribal é que ele é executado usualmente ao vivo, com instrumentos de percussão reais, somados com toda a aparelhagem eletronica.


Galera, esses dados foram tirados do site: http://www.geocities.com/vvlain/elek.html

Se alguém quiser falar mais algo sobre as diferenças sobre música eletrônica adicionem comentários...

4 comentários:

Anônimo disse...

ola valeu mesmo pelas dicas tava precisando exatamente disso ate mais

Anônimo disse...

Ta faltando uns..

Dudinha disse...

eu procurei muito por uma explicação assim, não achava em lugar nenhum. Obrigado

Anônimo disse...

Show de bola esse post! Agora eu descobri que gosto de HOUSE e TRANCE.