sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Polêmica: profissão DJ!!!!



A importância da regulamentação da profissão de DJ desperta a atenção do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio de Janeiro (SINDMUSI). A entidade está, inclusive,propondo uma alteração na lei de 1960, que reconhece formalmente a classe, para que os DJs possam se filiar a ela.






Na semana passada, a presidente do SindMusi, Deborah Cheyne entregou um parecer de um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) à assessoria do ministro do Trabalho e Renda, Carlos Lupi. O documento, de 4 páginas, explica Deborah, detalha razões pelas quais os DJs podem ser considerados músicos:






- Essa duiscussão já existe no sindicato há, pelo menos, 6 anos. Acredito piamente que o DJ possa integrar nossa categoria profissional, até porque temos que nos atualizar em relaçao à produção atual, que vem se ligando cada vez mais às novas tecnologias.






Outra razão paa o interesse do SindMusi é o aumento do número de trabalhadores sindicalizados, o que daria maior força de negociação à entidade. Atualmente, há cerca de 200 mil músicos no Estado do Rio, sendo que somente 5 mil são cadastrados e 600 filiados.






Deborah acrescenta que o trâmite para a inclusão dos DJs no sindicato seria mais rápido. No entando, resslata ela, ainda existe polêmica entre osmúsicos a respeito do assunto:






- A cada eleição de diretoria, o tema ganha mais adeptos. MAs existem aqueles que não aceitam a integração dos DJs de maneira nenhuma.






Sérgio Bandeira, que lidera o grupo de DJs interesados na regulamentação da profissão, conta que alguns integrantes da classe já manifestaram o interesse de se unir à categoria dos músicos.






-Eles nos ligaram para falar sobre isso, Pessoalmente, acho que não tem a ver. Essa decisão apenas engrossaria o caldeirão deles, pois hoje há mais DJs do que músicos. Mas essa não é uma posição definitiva. Dependendo do andamento do processo de regulamentação e da escolha dos DJs, a integração pode ser discutida.






O DJ MArcelinho da Lua não descarta a possibilidade.






- A filiaçao ao sindicato dos músicos também seria uma boa idéia. É que a discussão alcança o universo da produção musical como um todo.



Nenhum comentário: