terça-feira, 17 de julho de 2012

Liderança

Liderança é uma bela palavra, muito utilizada em palestras motivacionais, mas que poucas pessoas sabem o que é. É conquistada? É conseguida? É delegada? É recebida? É tudo isso e mais um pouco. No meu tempo de experiência de vida, posso dizer que liderança pode ser um talento nato, como também pode ser desenvolvido, através do amadurecimento que os anos de vida nos trazem. E líderes não brotam do acaso. É claro que as empresas precisam hoje de mais líderes do que existem de verdade, e aí é que entra o trabalho super importante dos departamentos de "Recursos Humanos" tentando formar líderes competente. Até porque lí em algum lugar que 75% das pessoas pedem demissão do chefe e não da empresa, sabia?


Por isso, formar líderes está tão em moda hoje em dia, e é um trabalho árduo. Temos que formar líderes que destacam-se na multidão, pois as pessoas trabalham em função do seu chefe.

Liderar é saber comandar pessoas neste caminho estreito que divisa a amizade da frieza. Guarde bem uma coisa: Não se lidera amigos!! Amigos nos acompanham, falam suas intimidades, nos contam seus problemas. Esta é a diferença entre o mundo real para a ilha
da fantasia (se lembra do seriado?). Quando a equipe não se identifica com o gestor, as pessoas preferem buscar novos rumos.




O melhor que se pode dizer das empresas de sucesso é que elas não caem na armadilha dos iguais.


Não basta ser o melhor, tem que ser diferente! Pense nisto!

Nenhum comentário: