quarta-feira, 25 de julho de 2012

Musica rock no cinema - parte 2

Continuo aproveitando a oportunidade, para tecer comentários dos filmes relacionados ao rock, ou cultura pop, que mais me influenciaram, ou que mais me marcaram nessas décadas de cinema.  Quem sabe possa agregar algum valor a estas análises?


Os embalos de sábado a noite (saturday Night Fever) - 1977

Provavelmente o filme mais dançante de todos os tempos! Ícone da década de 70 e consagrou a disco music. Mandatório para quem quer saber o que foi aquela época com costeletas, cabelos engomados, calças boca-de-sino, camisas estampadas de seda, sapatos de plataforma, pista de dança iluminada e Bee Gees. Muito Bee Gees.  

Ele captura o momento com referencias à Bruce Lee, Al Pacino...e principalmente na moda e no estilo musical. Depois de assisti-lo dá uma vontade de fazer loucuras, dançar até cair no chão! Dançar o famoso passo do dedo indicador pra cima e pra baixo.  Roteiro, elenco e uma trilha sonora pra lá de perfeita! Assim como a música, o filme também marcou a minha vida! Prepare seus sapatos para sábado a noite!

John Travolta catapultou sua carreira

Frase antológica: "O futuro que se arrebente", diz o jovem inexperiente ao patrão. A resposta: "Tony, você não pode mandar o futuro se arrebentar. É o futuro que arrebenta a gente".


Grease - Nos tempos da Brilhantina - 1978

Depois do sucesso de Embalos de Sábado à Noite, John Travolta na época de galã, estrela mais um clássico das trilhas sonoras bacanas.  Versão cinematográfica de um musical de teatro criado em 1971, o filme também fez um sucesso estrondoso. É um filme dos anos 70/80 retratando os anos 50, com os adolescentes mais velhos da América, afinal ninguém ali tinha menos de 18 anos.  A história é deliciosa, alegre, palpitante, mostrando toda forma de ser daquela época, estamos perante a geração brilhantina e até hoje faz sucesso entre os adolescentes, e grande parte reside na sua trilha sonora
que ainda faz muito sucesso nas festinhas de flash back.  Conta com a participação do grupo Sha Na Na, que ficara famoso no Woodstock, Frankie Avalon interpretando a canção título feita sob encomenda pelos Bee Gees, além da própria Olivia Newton-John e John Travolta interpretando os
diversos hits que se imortalizaram.  Imperdível!



Xanadu (Xanadu) - 1980

Não dá pra analisar este filme pela visão de um crítico, não é uma super produção, nem conta com atuações brilhantes.  Incrivelmente trash por um lado, mas único e fascinante por outro, até por causa da trilha sonora que gerou vários hits pra Olivia Newton-John (na época, a sensação do momento depoisdo sucesso de Grease)e a Electric Light Orchestra (ótima banda que soube navegar muito bem pelas praias do rock progressivo e pelas ondas do pop rock), além da presença simpática de Gene Kelly (um dos maiores astros de Hollywood)  e das coreografias de Kenny Ortega. Ganhou vários prêmios de pior filme do ano, da década, etc, então no mínimo vale pra dar umas boas risadas - mas eu gosto de verdade.



CONTINUA...

Nenhum comentário: