quinta-feira, 19 de julho de 2012

Popcorn - o almanaque dos filmes de rock e Musica pop no cinema

Estava dando uma olhada nos recentes livros lançados sobre filmes de música e como sou muito ligado a ambos assuntos, resolvi colocar minhas idéias sobre o assunto. 

Os livros são: “Popcorn – O almanaque dos filmes de rock”, de Garry Mulholland, onde o autor analisa e dá sua visão pessoal sobre tudo quanto é filme que foi feito nos últimos 53 anos que tratam de alguma maneira, ou que tenham alguma referência ao mundo do rock and roll, com muita ironia, acidez e humor.

Mais do que simplesmente listar, o autor tenta criar uma paralelo entre a evolução da civilização humana, da nossa sociedade e o que foi mostrado nos filmes estes anos todos.

Para se ter uma idéia do que estou falando, tem um trecho do livro que fica claro isso, quando o autor diz: “— Nos anos 1950, teen power e suspeita contra adultos, mas com garotos maus sempre punidos no fim pelo consenso liberal. Nos 1960, o otimismo da juventude e a fúria contra o mundo adulto. Nos 1970, o desespero e a desilusão com a percepção do fracasso dos 1960. Nos 1980, nostalgia da percepção de inocência dos anos 1950. E dos anos 1990 até hoje, homenagens a astros do rock e um prazer cínico pelo fato de alguém um dia ter pensado que a música pop era politicamente importante.”

Aqui o importante não é dizer quais foram os melhores ou piores filmes, mas simplesmente lembrá-los e mostrar o que representaram para a cultura pop e humana.
Outro livro que foi lançado sobre o mesmo tema é “Musica pop no cinema – Histórias e curiosidades das trilhas que marcaram gerações”, de Rodrigo Rodrigues, sendo que no caso deste, o autor foca mais em informações e curiosidades dos filmes e suas trilhas sonoras, ao invés de uma análise mais crítica e profunda do “Popcorn”. 

São duas abordagens para temos similares, e no meu entender, apesar de vários filmes em comum, os dois livros se completam já que um foca mais na informação e outro na análise, ou seja, você acaba tendo o melhor de duas visões.
 

Em um próximo post, aproveitarei a oportunidade, para tecer comentários dos filmes relacionados ao rock, ou cultura pop, que mais me influenciaram, ou que mais me marcaram nessas décadas de cinema.  Quem sabe possa agregar algum valor a estas análises?

Nenhum comentário: