sábado, 21 de julho de 2012

Musica rock no cinema - parte 1

Outro dia publiquei um post divulgando e comentando sobre 2 livros recentemente lançados que envolvem cinema e música.  Os livros são: “Popcorn – O almanaque dos filmes de rock”, de Garry Mulholland, onde o autor analisa e dá sua visão pessoal sobre tudo quanto é filme que foi feito nos últimos 53 anos que tratam de alguma maneira, ou que tenham alguma referência ao mundo do rock and roll, com muita ironia, acidez e humor.  O outro foi feito por um autor brasileiro e se chama: "Musica pop no cinema – Histórias e curiosidades das trilhas que marcaram gerações”, de Rodrigo Rodrigues
Nesse sentido, resolvi criar uma série e comentar alguns filmes que assisti e que também fazem referência à música e de preferência o rock na roll e quem sabe agregar algum valor para estas análises.   Quem sabe você leitor possa lembrar de mais algum e indicar também?

Escola de Rock - (School of Rock) - 2003

É impossível para pessoas como eu que são amantes do bom e velho rock and roll não se emocionarem ao ver este filme que é uma verdadeira aula de rock!.
A Escola de Rock é um filme fantástico que mostra o valor da amizade, de se acreditar nos sonhos e toda a magia do bom e velho rock n' roll. Merece ser visto mais de uma vez.
O filme faz uma crítica explícita ao sistema de avaliação, pilar do ensino tradicional, que acaba, muitas vezes, castrando a criatividade e robotizando os alunos, transformando-os em meros cumpridores burocráticos de tarefas escolares.
Frase antológica: "Costumava haver uma maneira de cutucar o Sistema. Era chamada rock'n roll. Mas adivinhem o que aconteceu? Ah, não! O Sistema acabou com isso também com uma coisa chamada... MTV!"
Alta fidelidade (High Fidelity) - 2000

Saí deste filme querendo fazer lista de tudo o que era possível e me vi arrebatado por toda aquela dissecação de cultura pop: canções, filmes, atores, atrizes etc... tudo o que eu curto também.  É impossível não se identificar em algum momento com o personagem central e suas referencias musicais, cinematográficas e culturais, recheadas com comentários, ás vezes ácidos, o que torna suas listas ainda mais especiais. E ainda tem o Jack Black como um nerd devorador de discos.  Destaque para trilha sonora recheada de clássicos do rock, soul e indie.
Frase antológica: -O que farei agora? Pular de galho em galho pelo resto da vida até não sobrar nenhum? Correr para outra pessoa sempre que sentir aquele frio na barriga, aquele instinto? Desde os meus 14 anos que penso com meus instintos e cheguei à conclusão que meus instintos não sabem de nada!. É mais ou menos assim dublado!
CONTINUA....

Nenhum comentário: