segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tecnologia

Eu adoro tecnologia. Já me chamaram de Geek, Earlier adopter,

nerd, viciado em tecnologia e por aí vai. Adoro as facilidades que a tecnologia nos oferece e me admiro com as novidades que surgem e as tendências que surgem aqui e ali nos apontando mais e mais novidades que estão por vir.


Mas a verdade é que, nindependentemente de quem vc eleja como o principal responsável pela aceleração da nossa rotina, deixando-se cada vez mais enlouquecidos, a culpa cairá fatalmente na própria
tecnologia, que ironicamente era para facilitar a nossa vida. Foi
ela quem nos viciou na vida cheia de penduricalhos e botões que
acionam isto e aquilo, nos viciou no contato virtual em tempo real

ao invés do contato fácil com qualquer pessoa.

É a tecnologia de hoje que nos deixa viciado e com uma profusão de
informações que tiraram nosso poder de concentração e leitura.

É a tecnologia de hoje que ao invés de dar, nos tira tempo paracurtir um álbum inteiro de um disco, de ler um livro de "cabo a rabo" enquanto estamos perdidos e imersos em um universo abundante de informações.


As consequências dessa velocidade incorporada à cultura moderna estão por toda parte. Nosso cérebro é bombardeado muito mais com informações, imagens, videos e sons do que ha 10, 15 anos atrás. Nossos sentidos são golpeados incessantemente por sinais que pedematenção imediata. É fasfood, é miojo, é comida enlatada etc..


Obcecados por velocidade e imediatismo, os consumidores tornam-sepresas fáceis da obsolescência planejada que o comércio nos impõe, comprando tudo e a toda hora todos os produtos que a mídia e a sociedade inventa.


Ao contrário das gerações passadas, hoje preferimos a quantidadedo que a qualidade. Preferimos a reposição ao investimento na recuperação da relação e priorizamos resultados de curtíssimo prazo, pois não temos mais tempo.

Como dizia aquela música dos Titãs: Tudo ao mesmo tempo Agora!!!

Nenhum comentário: